Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa da ACS
A professora Clarissa Piccinin Frizzo, do Departamento de Química da UFSM, venceu o 1º Prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química, oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Federação Latino-Americana de Associações Químicas (Flaq).
Piccinin venceu na categoria Líder Emergente, pelo seu trabalho no design, síntese e caracterização das propriedades físicas de líquidos iônicos e sua aplicação como biomateriais. Em 2018, ela já havia vencido o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, na mesma categoria.
Este é o terceiro prêmio da ACS conquistado pela UFSM em quatro anos. Em 2020, a professora Paola Azevedo Mello venceu o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química na categoria Líder Emergente.
A premiação latino-americana é uma expansão do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, realizado pela primeira vez em 2018. Os novos prêmios são apresentados pela ACS e pela Flaq e patrocinados pela Sociedade Colombiana de Ciências Químicas, CAS (uma divisão da ACS) e Chemical & Engineering News. Cada vencedor recebe um prêmio em dinheiro de US$ 2 mil, um SciFinder ID válido por um ano, uma associação ACS de três anos, um certificado de prêmio e uma assinatura gratuita de um curso através do ACS Institute.
A pesquisadora Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu um reconhecimento especial por seu trabalho. Entre as vencedoras do prêmio latino-americano destaca-se também a cubana Hilda Elisa Garay Pérez, na categoria Líder na Indústria. Ela desenvolveu um tratamento para reduzir a infecção provocada pela Covid-19 e foi amplamente utilizado em Cuba e países da América Latina. Garay foi inclusive parabenizada pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, pela sua premiação. Outra vencedora do prêmio foi a argentina Marta Irene Litter, na categoria Líder Acadêmica…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.