DestaqueEducação

CIÊNCIA. Docente da UFSM é uma das vencedoras do Prêmio ‘Mulheres Latino-Americanas na Química’

Láurea da Sociedade Americana de Química foi na categoria ‘Líder Emergente’”

Sociedade Americana de Quìmica (ACS, na sigla em inglês) anunciou os vitoriosos no prêmio, inclusive Clarissa (Imagem de Divulgação)

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa da ACS

A professora Clarissa Piccinin Frizzo, do Departamento de Química da UFSM, venceu o 1º Prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química, oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Federação Latino-Americana de Associações Químicas (Flaq).

Piccinin venceu na categoria Líder Emergente, pelo seu trabalho no design, síntese e caracterização das propriedades físicas de líquidos iônicos e sua aplicação como biomateriais. Em 2018, ela já havia vencido o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, na mesma categoria.

Este é o terceiro prêmio da ACS conquistado pela UFSM em quatro anos. Em 2020, a professora Paola Azevedo Mello venceu o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química na categoria Líder Emergente.

A premiação latino-americana é uma expansão do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, realizado pela primeira vez em 2018. Os novos prêmios são apresentados pela ACS e pela Flaq e patrocinados pela Sociedade Colombiana de Ciências Químicas, CAS (uma divisão da ACS) e Chemical & Engineering News. Cada vencedor recebe um prêmio em dinheiro de US$ 2 mil, um SciFinder ID válido por um ano, uma associação ACS de três anos, um certificado de prêmio e uma assinatura gratuita de um curso através do ACS Institute.

A pesquisadora Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu um reconhecimento especial por seu trabalho. Entre as vencedoras do prêmio latino-americano destaca-se também a cubana Hilda Elisa Garay Pérez, na categoria Líder na Indústria. Ela desenvolveu um tratamento para reduzir a infecção provocada pela Covid-19 e foi amplamente utilizado em Cuba e países da América Latina. Garay foi inclusive parabenizada pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, pela sua premiação. Outra vencedora do prêmio foi a argentina Marta Irene Litter, na categoria Líder Acadêmica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo