AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEstado

CASAS DA SOLIDARIEDADE. Projeto do Governo do Estado é debatido durante audiência pública em Santa Maria

Em debate as “Casas da Solidariedade”, o que são e quem pode se beneficiar delas

Foi agora de manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, em promoção da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Quem coordenou foi o deputado Valdeci Oliveira (PT), com a presença de várias autoridades, inclusive o secretário estadual do Trabalho, Luis Augusto Lara.

Para saber quem mais esteve presente, e o que disseram, confira material produzido pela assessoria de imprensa do deputado petista. O texto e a foto são de Rita Barchet. A seguir:

Santa Maria debate Casas da Solidariedade. Cidade pode ser contemplada

O Programa Casas da Solidariedade foi o tema da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão Parlamentar de Saúde e Meio Ambiente, na manhã desta segunda (9), na Câmara de Municipal de Vereadores de Santa Maria. Coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência apresentou o programa do Executivo Estadual aos participantes, que lotaram as galerias do Legislativo.

O deputado começou a audiência ressaltando a importância de Santa Maria ser incluída no Programa. “Esta cidade abriga um polo de saúde estadual e atende parte considerável dos municípios da região central em seus hospitais. Sabemos que a cidade além do Hospital Universitário, da Casa de Saúde e dos hospitais privados, receberá o hospital regional, atraindo ainda mais pacientes. Receber o Programa das Casas da Solidariedade será fundamental para quem busca tratamento ter o subsídio completo em seu atendimento médico”, declarou.

O vereador Admar Pozzobon (PSDB), representando a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria, disse que a Câmara de Vereadores estará sempre presente no debate sobre o tema.  O promotor de Justiça Ricardo Lozza, representando o Ministério Público de Santa Maria, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade no assunto. “A saúde e o meio ambiente são pautados por dois princípios fundamentais: a participação e a informação. Não há como tomar decisões sem o envolvimento da comunidade e o melhor modo de fazer isso é através de audiências públicas”, declarou ele.

Ao apresentar o programa, Valdeci afirmou que o principal objetivo do projeto é dar atendimento amplo e qualificado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quem vem em busca de atendimento especializado inexistente nas suas cidades de origem. Também informou que além da hospedagem, o governo pretende disponibilizar um valor para a alimentação do paciente e de seu acompanhante. “Este programa não é importante apenas só para quem vem à Santa Maria, mas, também para quem sai daqui para Porto Alegre ou Rio Grande e sabe da dificuldade de esperar uma consulta ou até mesmo uma cirurgia durante horas dentro de uma van ou de um ônibus”, justificou.

O Secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, também participou da audiência e disse que em geral as viagens agravam os problemas de saúde dos pacientes “ O deslocamento para o atendimento médico deixa os pacientes mais abatidos. O compromisso assumido pelo governo Tarso Genro é receber estas pessoas com qualidade. Será muito diferente chegar a uma cidade com hospedagem pré-agendada, poder levar uma acompanhante, sem a preocupação com gastos ou má acomodação. Temos pressa sim para aprovar este projeto, uma pressa humanitária.”, afirmou Lara.

Compuseram a mesa da audiência pública  além do deputado Valdeci Oliveira, o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento, Luis Augusto Lara; a coordenadora da 4ª coordenadoria regional de saúde, Ilse Melo; o vereador Admar Pozzobom; a secretária municipal de assistência social, cidadania e direitos humanos, Marta Zanella; o promotor público, da Vara do Meio Ambiente, Ricardo Lozza e representando a secretaria municipal de saúde, a médica Renice Vaccari.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo