Por Maiquel Rosauro
Santa Maria finalizou 2021 com queda nos números de casos confirmados e óbitos por covid-19. Os dados são animadores, sobretudo, quando comparados com o pico da pandemia em março do ano passado e refletem o sucesso da campanha de vacinação. Com a iminente chegada da variante ômicron, a Prefeitura tem a expectativa de aumentar a cobertura vacinal.
Entre março de 2020, quando surgiu o primeiro caso de covid-19 no município, até 31 de dezembro de 2021, Santa Maria registrou 46.351 casos confirmados do novo coronavírus. No período, a doença causou 835 óbitos entre os santa-marienses.
O pior momento da pandemia ocorreu em março de 2021, quando Santa Maria alcançou 6779 casos confirmados e 150 óbitos. Desde então, os números vêm melhorando. Em dezembro, foram 432 infecções confirmadas e apenas duas mortes.
Para o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a vacinação foi determinante para o controle da pandemia. Santa Maria recebeu as primeiras doses em janeiro de 2021.
“O ponto de partida para a redução de internações, óbitos e casos suspeitos e confirmados de covid-19 foi a vacinação. Em abril de 2020, por exemplo, tínhamos 87 internações notificadas. Depois, em março de 2021, chegamos a 639 internações. Agora, fechamos dezembro de 2021 com dez internações. Essa redução faz parte do caminho pelo qual optamos, de prevenção, distanciamento social, uso da máscara de proteção de forma correta e, é claro, de um caminho que se concretizou em 2021, que são os mais de 11 meses de campanha de vacinação contra o coronavírus”, afirma Ribas.
Em 19 de janeiro, o município completa um ano de vacinação. Ribas calcula que já foram aplicadas mais de 490 mil doses na população local, número que o secretário considera elevado e satisfatório.
Santa Maria preparada para a variante ômicron
O ano começou com um alerta da Prefeitura. No sábado (1º), a Secretaria Extraordinária de Comunicação divulgou os primeiros casos sugestivos de variante ômicron, vírus do covid-19, detectados em Santa Maria.
É possível que a ômicron, considerada mais transmissível que as outras variantes, já esteja, de fato, circulando pelo município. Frente a nova ameaça, o secretário afirma que o Poder Executivo pretende ampliar a imunização.
“Nós estamos preparados para a chegada da variante ômicron. Temos a expectativa de aumentar a cobertura vacinal com a dose de reforço para a população com 18 anos ou mais e com um novo grupo prioritário que deve se confirmar em janeiro, o das crianças de 5 a 11 anos. O objetivo do Município é continuar provendo a prevenção à doença e disponibilizar as vacinas para a população se proteger”, relata Ribas.
Volta à rotina no segundo semestre é possível
Até quando será necessário usar máscara de proteção facial, fazer uso redobrado da higienização com álcool em gel e evitar aglomerações? O Site fez o questionamento ao secretário, que não cravou uma data. Porém, Ribas enxerga uma luz no fim do túnel, desde que a população faça sua parte.
“Temos que focar no avanço da vacinação. Os dados epidemiológicos mostram a redução das internações, óbitos e casos suspeitos e confirmados. Temos que fortalecer as agendas de vacinação e incentivar que a população se conscientize sobre a importância de completar o ciclo vacinal. Buscamos que a dose de reforço chegue para toda a população e que, assim, consigamos alcançar a normalidade e a volta de todas as atividades econômicas com segurança”, afirma.
O secretário afirma que, apenas depois que a população estiver imunizada, poderá se pensar em tirar a máscara e rever protocolos ainda vigentes.
“Por enquanto, é necessário manter aquele pacote já conhecido, com higienização das mãos e dos ambientes (algo que é recomendado sempre, e não apenas durante uma pandemia), distanciamento social, uso correto da máscara e a vacinação. Queremos que a população se vacine contra a covid-19 para que, no segundo semestre de 2022, já possamos ter uma retomada total da nossa rotina”, comenta o secretário.
Confira, clicando AQUI, os dados atualizados do monitoramento diário da covid-19 em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.