Por Maiquel Rosauro
A região Central do Rio Grande do Sul criou 6.598 vagas de trabalho formal, entre 40 municípios, em 2021. O número contrasta com 2020, quando o saldo entre admissões e demissões fechou no negativo (-1.434 vagas). Ano passado, apenas dois municípios da região não conseguiram fechar no azul.
Conforme dados divulgados, nesta segunda-feira (31), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa Maria detém a liderança regional. No total, 2.252 vagas foram criadas entre janeiro e dezembro, entre 27.056 contratações e 24.804 desligamentos. Destaque para o setor de serviços, que gerou 1.390 novas vagas em 2021.
Em segundo lugar está Cachoeira do Sul, com saldo positivo de 1.231 vagas. O município se destaca no setor industrial, com 377 vagas criadas no setor de fabricação de tratores e máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária.
Completa o pódio Santiago, com saldo de 513 vagas. Assim como Santa Maria, o município tem o setor de serviços como referência. Foram 222 novas vagas apenas neste ramo.
Apenas Ivorá e Júlio de Castilhos tiveram mais demissões do que admissões. Ivorá, na Quarta Colônia, terminou 2021 com saldo -6, com redução de vagas no comércio, serviço e construção. Júlio de Castilhos, com -23, apresentou redução de vagas no setor industrial, sobretudo, no abate e fabricação de produtos de carne.
Itaara
Embora esteja na quinta colocação, com saldo positivo de 360 vagas criadas, o número não representa a realidade de Itaara. A matriz de uma empresa de internet por fibra óptica está instalada na cidade, o que gera centenas de contratações. Embora remetidas pelo Caged para Itaara, na verdade, os empregos não estão alocadas na matriz e sim nas filiais espalhadas pelo Estado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.