CidadaniaEconomiaEstadoPolítica

PARTICIPAÇÃO POPULAR. Amanhã tem, em Santa Maria seminário do Plano Plurianual. Tarso Genro vai abrir os trabalhos

Não temos o que, antigamente, seria o Orçamento Participativo. Mas o governo de Tarso Genro está propondo o Plano Plurianual Participativo. Coisa mais estratégica, tendo em vista o documento a ser gerado. Bem, ao menos é o que aparenta ser a intenção da série de seminários para discutir as prioridades das populações regionais.

Amanhã, por exemplo, tem um seminário em Santa Maria, sob a coordenação da secretaria de Planejamento e Gestão, e com a participação de representações de oito Conselhos Regionais de Desenvolvimento. O governador Tarso Genro abre os trabalhos, como mostra a assessoria de comunicação da pasta. O texto é de Carine Prevedello. Confira:

Governador abre Seminário do PPA neste sábado em Santa Maria

O Governador Tarso Genro abre neste sábado (14/05), em Santa Maria, o oitavo Seminário Regional do Plano Plurianual (PPA) Participativo. As discussões, que se dirigem às regiões Central, Alto-Jacuí, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, iniciam às 9h, no Park Hotel Morotin. Os seminários já aconteceram em sete macrorregiões do estado, sediados nas cidades de Caxias do Sul, Rio Grande, Osório, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Passo Fundo e Santa Rosa. Após o encontro em Santa Maria, acontece o encerramento em Canoas, no dia 21/05.

O que é o PPA?

O Plano Plurianual Participativo (PPA) é um grande plano de Governo que orienta a elaboração e a execução das políticas públicas para tratar do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. A elaboração do PPA dos próximos quatro anos integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã, por isso terá a contribuição da população e das entidades representativas. O objetivo do Estado é envolver os cidadãos na construção da estratégia de desenvolvimento do estado, definindo programas e ações prioritários para o investimento dos recursos públicos.

Inscrições pela internet

As inscrições para os participantes dos Seminários Regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo estão sendo feitas através do Portal da Participação: www.participa.rs.gov.br  

Características da Região

A Região Funcional 8, composta pelos COREDEs Alto Jacuí, Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari, concentra 7,5% da população do Rio Grande do Sul e 6,1% do PIB estadual. Os COREDEs dessa Região têm como traço comum o fato de que uma grande parte da produção econômica tem como origem a atividade agropecuária. Como resultado, tem-se a presença de grandes e médias propriedades, ocupadas por lavoura empresarial de arroz e soja; pequenas propriedades de origem colonial com produção diversificada; e, áreas de pastagens, onde se desenvolve a pecuária.

O município de Santa Maria, localizado no COREDE Central, polariza todos os municípios da região, exercendo sua influência também nas regiões vizinhas. A cidade exerce grande centralidade através de suas universidades, centros de pesquisas, empregos, transportes, migrações, serviços de saúde e do comércio e serviços em geral. Pelas funções que desempenha, a cidade de Santa Maria pode vir a se constituir em um polo irradiador de desenvolvimento para toda a Região Funcional.

No COREDE Jacuí Centro, a estrutura produtiva possui destacada participação do setor agropecuário, que responde por 36% do total da sua produção, tendo no arroz seu principal produto. A indústria gera pouco mais de 15% da produção local, mas tende a aumentar sua importância na Região, especialmente, devido à expansão do segmento de biodiesel e à possibilidade de acolher investimentos no setor de energia.

Embora o setor de serviços seja dominante e fortemente vinculado à administração pública, o COREDE Alto Jacuí tem na agropecuária mais de 20% do total da produção regional, com grande contribuição da cultura da soja, que é desenvolvida em mais de 70% da área agrícola da Região. A indústria local participa com cerca de 15% do total da produção e é, majoritariamente, vinculada à atividade agropecuária, com destaque para o segmento de máquinas e implementos agrícolas.
O COREDE Vale do Jaguari também possui sua economia baseada na agropecuária, que contribui com cerca 30% do seu PIB, destacando-se a produção de arroz, soja e a pecuária. A indústria movimenta apenas 10% da economia, e o setor de serviços é o que apresenta maior participação, também com grande incidência de atividades correlacionas à administração pública.
O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) da Região Funcional de Planejamento 8, em 2007, foi de 0,760 (médio desenvolvimento), levemente abaixo da média estadual, que foi de 0,770. O COREDE Alto Jacuí, com 0,779, é o único que possui IDESE acima da média do Estado.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo