CASTRAMÓVEL. Definido procedimento cirúrgico a ser utilizado nos animais atendidos no município
Foco é atender cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social
Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria
Após contato com a equipe da empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Uberlândia, Minas Gerais, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, definiu a técnica a ser utilizada nos animais atendidos no castramóvel (trailer adaptado). O procedimento será a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. A técnica foi escolhida porque é a expertise da empresa.
“Definimos, em conjunto com a empresa, que as cirurgias serão ovariohisterectomia. Não será apenas a retirada dos ovários, conforme algumas pessoas pensaram e até ficaram desconfiadas”, explica o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Alexandre Caetano.
A Ninagut Consultoria Veterinária informou a Prefeitura que manterá uma equipe de profissionais em Santa Maria para a realização dos procedimentos – em torno de 86 por mês. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada.
No momento, o Município dá sequência aos trâmites internos para, posteriormente, assinar a ordem de serviço, e o castramóvel começar a funcionar. Inicialmente, o castramóvel será utilizado somente para fêmeas, já que elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias, segundo Alexandre Caetano.
O castramóvel terá foco em atender cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para atingir esse público, contará com o auxílio de ONGs e protetoras independentes cadastradas junto à Secretaria de Meio Ambiente.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.