ELEIÇÕES 2022. Na ‘janela da traição’, PL filtra novas filiações ao partido para evitar traições a Bolsonaro
Líder do partido do Presidente quer também impedir chegada de ‘oportunistas’
Reproduzido do portal especializado Congresso em Foco / Texto assinado por Edson Sardinha
Partido que mais deve crescer nesta janela partidária na Câmara, o PL quer evitar traições à principal estrela da legenda, o presidente Jair Bolsonaro. A legenda tem adotado cautela com o ingresso de novos deputados, segundo o vice-líder Lincoln Portela (MG), para garantir fidelidade ao presidente e impedir a filiação de “oportunistas”.
“Aqueles que estão vindo estão na base do governo Bolsonaro. Mas estamos com muita cautela para não trazer parlamentares que simplesmente venham e se aproveitem do nome do Bolsonaro”, disse o vice-líder ao Congresso em Foco. “O grupo bolsonarista já teve muita experiência nisso. Está havendo filtro nesse sentido”, acrescentou.
Hoje o PL tem 42 deputados no exercício do mandato. Lincoln Portela acredita que a bancada terá entre 60 e 65 cadeiras na Câmara até o fim da janela partidária, em 1º de abril. “Dependendo das articulações que fizermos, podemos chegar a 70”, disse ele, ressaltando que não está falando em nome do partido.
“Dos bolsonaristas do União Brasil, uns 90% devem vir para cá”, afirmou. Esse deve ser o caminho de deputados como Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Marcelo Alvaro Antonio (MG) e Eduardo Bolsonaro (SP). Hoje com 81 deputados, o União estima ficar com 53 ao final da janela partidária, conforme adiantou ao Congresso em Foco o presidente do partido, Luciano Bivar.
Segundo o vice-líder, o crescimento da bancada, que pode superar o União Brasil como a mais numerosa da Câmara, não mudará a atuação do partido. “Não muda nada. O PL é um partido experiente, maduro, muito centrado, forjado na bigorna do bom senso. Vamos continuar assim”, afirmou.
O deputado diz que o PL não está oferecendo vantagens financeiras para atrair parlamentares. “É apenas o espaço para acompanhar Bolsonaro e os seus candidatos ao governo nos estados e ao Senado”, afirmou. A janela partidária para deputados trocarem de partido sem correr o risco de perder o mandato começou nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 1º de abril.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.