BASTIDORES. Maneco no União Brasil, divisa com Dilermando, reunião no Piratini, linguagem neutra
Com a fusão de DEM e PSL, vereador Manoel Badke ingressa no União Brasil
Por Maiquel Rosauro
O vereador Manoel Badke – Maneco está, oficialmente, filiado ao União Brasil (UB). Em comunicado interno, apresentado na terça-feira (5), ele confirmou que passa a integrar a nova agremiação em virtude da fusão de seu antigo partido, o Democratas (DEM), com o Partido Social Liberal (PSL).
“Com a saída do vereador Tony Oliveira que filiou-se ao Podemos, assumo a liderança da Bancada do União Brasil, por ser o único parlamentar do referido partido”, diz Maneco no comunicado.
Da mesma forma, Tony protocolou comunicação interna informando sua saída do PSL rumo ao Podemos, partido em que ele assume a liderança de bancada por ser o único representante na Casa.
Dilermando de Aguiar
Nesta quarta-feira (6), Maneco acompanhou o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira (PT), e o procurador da Casa, Lucas Saccol Meyne, em reunião com o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), em Porto Alegre. Na pauta, a divisa entre Santa Maria e Dilermando de Aguiar na comunidade rural de Porteirinha.
Há anos ocorrem debates quanto ao local correto da divisa entre Santa Maria e seu antigo distrito. A ideia é que o tema passe por tramitação na Assembleia Legislativa para dar fim ao impasse.
Segurança
Valdir e Meyne tiveram um encontro também com o governador Ranolfo Vieira Jr (PSDB). A principal pauta foi segurança pública na região Central. Valdir também levou a Ranolfo pautas conjuntas da região debatidas em encontro de vereadores da AM Centro, realizado em 9 de março, na Câmara.
É raro ver o procurador do Legislativo acompanhar os vereadores em viagens. Mas, neste caso, a reunião com Ranolfo só foi possível graças a Meyne. Ambos são oriundos do PTB e se conhecem há vários anos, o que agilizou o encontro e a entrega das demandas da região.
Reunião pública
O vereador João Ricardo Vargas (PP) convida os santa-marienses para uma reunião pública, nesta sexta-feira (8), às 18h, no Plenário da Câmara. O objetivo é debater o Projeto de Lei 9311/2021, que proíbe o uso da linguagem neutra em escolas de Santa Maria (AQUI).
“O PL em questão já obteve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e, agora, está tramitando na Comissão de Educação, a qual propôs essa reunião pública para discussão e melhor entendimento do que se propõe a matéria”, postou Vargas nas redes sociais.
Es pautes des costumes são importantíssimes para es progressistes de atrase, mas é precise resolver e cidade entregue às mosques, es ônibes cainde àes pedaces com pouques horáries, e violêncie ne centre e nes bairres que parece que polítique nenhume enxergue ne cidade.