DestaqueEsporte

ESPORTE. 30 de abril e os 90 anos do Corintians, o clube que tornou Santa Maria sinônimo de basquete

Como nasceu e o que é hoje a entidade que elevou a importância do esporte

Com linhas arrojadas e ousadas para a época de sua construção, o Ginásio do Coríntians é patrimônio do esporte (Imagem Reprodução)

Com informações da Assessoria de Comunicação do Corintians Atlético Clube

Um dos Clubes mais queridos e tradicionais de Santa Maria completa 90 anos neste sábado, dia 30 de abril. É através do seu presidente, Michel Grunspan, que o clube vem retomando suas atividades no pós-pandemia, realizando parcerias e seguindo no incentivo a prática esportiva que é a marca do Corintians Atlético Clube: o basquete.

Foi no ano de 1932 que tudo começou, quando uma equipe da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, voltando de Uruguaiana, onde havia disputado competições desportivas, passava por Santa Maria e convidou desportistas santa-marienses para um jogo. A disputa ocorreu na quadra do Colégio Centenário em abril de 1932 e os santa-marienses venceram a partida por 4 pontos. Em uma reunião pós jogo, discutiram a criação de uma sociedade e o Corintians Atlético Clube foi criado, nas cores verde e branco e com a águia como símbolo.

Grandes nomes do  Basquete santa-mariense surgiram na década de 40: Armando Valandro (o Picolé), Abdo  Achutii  Mottecy, Nilton Nieves, João Torres, Tácito Niederaurer Dias, Longuinho Dias, entre outros. Já com vários títulos de nível estadual, em 1958, deu-se  início à campanha para construção do ginásio, na Rua General Neto e, com isso, a desvinculação com o Clube Caixeiral, que foi parceiro durante 30 anos no famoso “alçapão” local de grandes conquistas. A obra ousada e de grandes proporções para a época, teve a liderança do então Presidente da entidade, Saul Machline.

O ginásio foi equipado com duas quadras, vestiários, cabine de imprensa e possui 5.969,23m2 de área construída, com capacidade para um publico de 2.700 pessoas. Em sua área externa possuía uma piscina olímpica e duas piscinas menores.

A realização do XVI Jogos Universitários Brasileiros, em 1962, em Santa Maria acelerou o término da obra do Ginásio, pois na cidade não havia espaço físico adequado para realização de jogos daquela envergadura. Houve um interesse conjugado entre os corintianos, o poder público municipal e autoridades universitárias para concretização daquele evento. O Ginásio foi inaugurado em 22 de setembro de 1962.

O Corintians, berço do Basquete em Santa Maria, também desenvolveu outras modalidades, como  o Voleibol, o Handebol, Futebol de Salão, o Judô, a Patinação,  a Natação, a Ginástica Rítmica, tanto no naipe masculino, como para o feminino.

Dando continuidade a sua filosofia de trabalho, seguiu em sua trajetória, nos mesmos moldes de sua criação: de braços dados com a comunidade. Hoje, o Clube que tem por objetivos a formação de crianças e jovens através do basquete, possui escolinha de basquete para crianças a partir de 8 anos de idade. Várias equipes estão em treinamento para a disputa do campeonato estadual de basquete. O Corintians, nestas equipes, conta com a parceria da ASIBA (Associação Santamariense de Incentivo ao Basquete), entidade sem fins lucrativos.

O clube conta também com uma equipe de veteranos entre 50 a 82 anos, que disputa campeonatos estaduais e nacionais em parceria com a AVABSM (Associação dos Velhos Amigos do Basquete de Santa Maria), que há 36 anos mantém o amor pela prática do basquetebol.

Na gestão do Clube, além do presidente, nomes como Ataualpa Campos, Juarez Lopes e Luiz Carlos Oliveira. Uma homenagem especial irá marcar o aniversário de 90 anos, a entrega de uma placa ao atleta e amigo do Clube, Wilson Roberto Juchem, o conhecido Dr Bibi, em agradecimento a todo o trabalho em favor do Corintians.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo