A ligação São Martinho da Serra-Santa Maria está no Plano de Obras rodoviárias anunciado hoje, pelo governador Tarso Genro. Mas não será neste, nem no próximo ano. A obra está prevista para 2013. O bom é que não dependerá de financiamento via BNDES ou Banco Mundial mas, conforme o documento divulgado pelo Palácio Piratini, será bancado com recursos orçamentários do Estado.
Mas essa não é a única obra prevista para a região. Algumas, inclusive, saem antes. A ligação de Val de Serra com Ivorá (15 km) será neste ano. As outras, com prazos variáveis são as ligações entre Ivorã e Polêsine, com o acesso a Faxinal do Soturno; entre Pinhal Grande e Nova Palma, e também as ligações entre Jarí e Toropi e Quevedos com São Pedro do Sul.
Quanto será gasto e de onde virá o troco? Os detalhes chegam através de material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Felipe Bornes Samuel, com foto de Caco Argemi. A seguir:
“Governo do Estado anuncia retomada de obras de acesso asfáltico a 46 municípios
Numa cerimônia marcada pela presença maciça de prefeitos, secretários, parlamentares e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (20), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a retomada das obras de acesso asfáltico de 46 municípios. Entre investimentos, custeio e pagamento de dívidas contraídas no ano passado em obras rodoviárias, o Estado deve aplicar R$ 400 milhões apenas este ano. O objetivo é terminar, até 2014, os 104 acessos asfálticos.
Além da finalização dos acessos asfálticos deste primeiro lote de municípios – serão três no total – o secretário da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, disse que serão retomadas as obras de ligação entre 13 regiões e a duplicação da ERS-734, que liga Cassino a Rio Grande, e da ERS-118 – no trecho que compreende Gravataí, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul. Conforme o secretário, o Governo levou em consideração critérios como menor saldo a executar, obras remanescentes, distribuição regional e menor extensão.
O segundo grupo, que aguarda liberação de recursos do BNDES e tem previsão de início das obras já em 2012, reúne 30 municípios. No último lote, previsto para 2013 e 2014, serão atendidas 28 cidades. Durante seu discurso, o governador Tarso Genro afirmou que foi convencido pelo secretariado a formalizar o anúncio e colocar “uma pequena marca” de mudança. “Eu dizia…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA CONFERIR O PLANO DE OBRAS, COM TODOS OS TRECHOS A SER FEITOS, E OS PRAZOS, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
pois é…. estamos ansiosos para que começem logo este asfalto, porque sinceramente não está dando mais para trafegar nesta estrada cheia de pedras, pó e buracos, e é um trajeto tão curto que acho que podemos esperar e confiar na promessa feita pelo governador Tarso Genro, e demais políticos. aguardo eu como toda a população par que começem logo. Um abraço.
Ué, Claudemir! E eu que pensava que já estivesse asfaltada a estrada pra São Martinho!
Se não me engano, a desgovernadora Yeda (Cruzes!) havia anunciado o asfaltamento e determinado o início das obras, inclusive colocando máquinas à beira do caminho pra enganar os incautos. Lembro que naquela época alguém me disse “agora sai”. Também, se não me falha a memória, isso aconteceu em várias outras comunidades gaúchas e rendeu alguns votinhos aos candidatos do PSDB.
Não caberia um ‘NÃO CUSTA LEMBRAR’ pra refrescar a memória? Acho que saiu alguma nota aqui no sítio. Fica a sugestão.