ELEIÇÕES 2022. Pré-candidaturas ao Governo do RS seguem em aberto. Partidos enfrentam impasses
Siglas gaúchas continuam sem conseguir formalizar a maior parte das alianças
Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz
A poucos dias do início do prazo de realização das convenções partidárias (AQUI o cronograma já definido), o mapa eleitoral no Rio Grande do Sul segue quase que completamente em aberto, com uma pulverização de pré-candidatos, mas com o restante das vagas majoritárias abertas. A única chapa completamente formada até aqui é a do pré-candidato do PP, senador Luis Carlos Heinze, que terá as vereadoras de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB) e Comandante Nádia (PP) como pré-candidatas a vice e ao Senado, respectivamente. Representante do PL ao Piratini, Onyx Lorenzoni tem o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos) como candidato ao Senado.
Dois impasses são os principais. Um envolvendo o MDB, que à revelia da imposição da cúpula nacional do partido, que visa o apoio ao PSDB, segue resistindo e sustentando o protagonismo com Gabriel Souza. O partido reuniria o diretório estadual neste domingo para definir, por meio do voto, o caminho a ser adotado na eleição deste ano. Os desentendimentos internos e o racha partidário crescente, no entanto, levaram a executiva a cancelar o encontro. Nesta semana ocorrerá um jantar com grupo seleto de emedebistas, com o objetivo de tentar construir um entendimento com os tucanos. As perspectivas, porém, não são favoráveis.
LEIA TAMBÉM:
“ELEIÇÕES 2022. Cezar Schirmer anuncia saída da disputa da candidatura a Governador pelo MDB/RS – Ex-prefeito de SM adere ao nome de Gabriel Souza para concorrer ao Piratini”, por Claudemir Pereira, Editor do Site (AQUI)
No campo da esquerda, o PT e o PCdoB, unidos em federação, ainda tentam a formação da chamada frente ampla, nos moldes do movimento construído por Mujica no Uruguai. O principal obstáculo à união segue sendo o PT, que não consegue abrir mão do protagonismo em favor de aliados históricos, mesmo que seu pré-candidato, Edegar Pretto, não tenha decolado nas pesquisas de intenção de voto. Considerando casas ainda abertas no tabuleiro eleitoral gaúcho, as decisões acabarão sendo tomadas apenas durante o período das convenções, que se encerra em 5 de agosto.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.