CIDADE. Prefeitura apresenta ao Governador do Estado, o projeto do Distrito Criativo Centro-Gare
Comitiva liderada por Ranolfo Vieira Júnior conheceu as etapas do projeto
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Um espaço urbano que une a economia criativa, o resgate histórico, a cultura e o lazer. Em poucas palavras, pode-se assim definir o Distrito Criativo Centro-Gare, promovido pela Prefeitura de Santa Maria. A iniciativa foi apresentada formalmente ao governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e à secretária de Cultura, Beatriz Araujo, nesta terça-feira (26), pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo. O encontro ocorreu no Belga Café, que fica próximo à Vila Belga, e contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom.
“Santa Maria é hospitaleira desde que se instalou aqui a ferrovia. Isso se fortaleceu com a instalação da primeira universidade federal no interior do Brasil. Uma cidade cultural e histórica que merece olhar para frente e contar com um espaço para a economia que tem por base a cultura e a inovação”, disse Rodrigo Decimo ao iniciar a apresentação sobre o Distrito Criativo Centro-Gare.
O vice-prefeito destacou as etapas e todo o processo de elaboração da iniciativa do Distrito Criativo, desde as primeiras reuniões, passando pela pesquisa de desafios, o lançamento oficial, em abril de 2022, e o plano de ação.
“Tivemos a colaboração de mais de 550 pessoas que nos apontaram 1.758 desafios e problemas dessa região da cidade. Estamos agora mobilizados para resolver questões crônicas de infraestrutura e na recuperação de prédios históricos como o da SUCV, da Associação dos Ferroviários, da Vila Belga e da Gare, da Praça Saldanha Marinho da Casa de Cultura. Depois, o desafio será tornar esse local atrativo para a população, para os empresários. Um exemplo disso é o Brique da Vila Belga, que ocorre há muitos anos e nos apresenta um grande número de empreendedores da economia criativa”, disse.
A secretária estadual Beatriz Araujo destacou o empenho da Prefeitura na iniciativa e aprovou os resultados já apresentados até o momento.
“Temos tratado há bastante tempo dessa temática com o Programa RS Criativo e estamos cientes do empenho de Santa Maria com a economia criativa. Santa Maria é rica em história e temos de atualizar o uso desse patrimônio. Precisamos inserí-los na comunidade. Estamos muito felizes em ver esse projeto ser desenvolvido aqui”, declarou.
O prefeito Jorge Pozzobom saudou os presentes e agradeceu a visita da comitiva do governo do Estado, que cumpre extensa agenda em Santa Maria e na região.
“Temos um grande time que está trabalhando com celeridade nessa missão do Distrito Criativo. Já conseguimos a verba para começar as obras de recuperação da Gare. Também conhecemos o projeto aprovado para a recuperação do prédio da Associação dos Ferroviários, que vai ficar lindo e misturar o antigo e o moderno. Tenho bastante orgulho de tudo isso que está acontecendo e agradeço muito ao Governo do Estado nessa empreitada”, declarou.
O governador Ranolfo Vieira Júnior elogiou o projeto do Distrito Criativo e as ideias apresentadas.
“Me parece que essa visão integradora e multidisciplinar é fundamental para estimular o empreendedorismo e a inovação que a sociedade quer e precisa. É importante requalificar e ressignificar locais simbólicos. Com essa visão de futuro, Santa Maria é expressiva na cultura. Parabenizo a Prefeitura por essa grande iniciativa”, afirmou.
A apresentação do Distrito Criativo para a comitiva estadual também foi acompanhada pela secretária de Cultura, Rose Carneiro; pela secretária de Educação, Lúcia Madruga; pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; pelo procurador geral do Município, Guilherme Cortez; e pelo presidente do Instituto do Planejamento de Santa Maria, Eduardo Mielke. O vereador Givago Ribeiro, representando o Poder Legislativo, também esteve presente.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.