Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças, o Ministério da Saúde anuncia a Campanha Nacional de Multivacinação de 2022. Desde esta segunda-feira (8), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, mantém as salas de vacina abertas com foco na campanha.
A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação. Além disso, três unidades contam com turnos estendidos. São elas: UBS Itararé (Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé), às segundas-feiras, das 17h às 19h30min; UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi), às segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h30min; e UBS Walter Aita (Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Camobi), às quartas-feiras, das 17h às 19h30min.
A iniciativa é destinada para crianças e adolescentes até 15 anos com a intenção d prevenir e controlar as doenças na população. A campanha segue até 9 de setembro, com o Dia D em 20 de agosto. A prioridade é prevenir a poliomielite na faixa etária de 1 ano a 5 anos incompletos, mas outras vacinas estão à disposição para que a caderneta seja atualizada (veja lista abaixo). A intenção é reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
POLIOMIELITE
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos, sendo mais de 14,3 milhões de pessoas no país, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Imunizantes disponíveis*:
– Poliomielite
– Hepatites A e B
– Varicela
– Influenza
– Meningocócica C
– Meningocócica ACWY
– HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
– BCG
– Febre amarela
– Tríplice viral
– Tríplice bacteriana
– Pneumocócica 10 valente
– Pentavalente (DTP/Hib/Hep B)
– VRH (Vacina Rotavírus Humano)
– VOP (Vacina Oral Poliomielite)
– Covid-19
– VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
* Todas as vacinas estão disponíveis, conforme a faixa etária indicada no Calendário Nacional de Vacinação.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.