DIVERSIDADE. “Ônibus Lilás” é a atração da 20ª Parada Livre, que acontece neste final de semana
Atividades culturais e de conscientização estão previstas para ocorrer na Gare
Por Rodrigo Ricordi (com imagem de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O Mês da Diversidade é agosto, mas os primeiros dias de setembro vão abraçar a 20ª edição da Parada Livre da Região Centro, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e pela ONG Igualdade. A atividade ocorre neste sábado (3) e neste domingo (4) com atividades culturais e de conscientização, das 15h às 19h, na Gare. Em parceria com a Prefeitura de Faxinal do Soturno, o Ônibus Lilás vai ficar no local prestando diversos atendimentos. Juntamente ao evento, ocorrem a 2ª Caminhada Trans da Região Centro e a 1ª Parada Trans da Região Centro.
Equipes da Secretaria de Saúde vão fazer a entrega de folders, preservativos e gel lubrificante e repassar orientações para prevenção do HIV e outras ISTs. A equipe da pasta também vai prestar orientações e encaminhamentos para aquisição da carteira com nome social, sobre a igualdade de gênero, no combate à violência doméstica ou de gênero, para o protagonismo da mulher e o uso da linguagem inclusiva.
Agentes da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana estarão nas imediações da Gare prestando auxílio ao evento.
ÔNIBUS LILÁS
O Fórum Municipal de Ações em Resposta do HIV/AIDS de Santa Maria/RS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Maria e com apoio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Faxinal do Soturno, vão levar para a 20ª Parada Livre LGBTQIAP+ da Região Centro o “Ônibus Lilás – Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. A iniciativa é vinculada ao Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Trabalho e Justiça (SCJDH/RS). O veículo ficará na Gare durante os dias e horários do evento.
O “Ônibus Lilás” oferece atendimentos de assistência social, psicológicos e jurídicos destinados à comunidade LGBTQIAP+, com enfoque nas mulheres lésbicas, bissexuais e pessoas trans, dando orientações e encaminhamentos para aquisição da carteira com nome social, sobre a igualdade de gênero, no combate à violência doméstica ou de gênero, para o protagonismo da mulher e o uso da linguagem inclusiva.
Segundo Marquita Quevedo, da ONG Igualdade, essa iniciativa busca sinalizar a luta de instituições, da sociedade civil organizada e poder público pelo fim da violência contra mulher, também no aspecto da violência de gênero.
“Na ocasião, também serão ofertadas outras atividades pela Política HIV/AIDS/ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Santa Maria, juntamente com o SAE/CTA Casa Treze de Maio, tais como: entrega de folder, preservativos, gel lubrificante e orientações para prevenção do HIV e outras ISTs”, complementa.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.