ILUMINAÇÃO. Prefeitura e BRDE assinam contrato para estruturar acordo futUro com iniciativa privada
Ideia do município é viabilizar parceria para iluminação pública urbana e rural
Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Santa Maria deu o primeiro passo na busca de uma solução inovadora para uma antiga demanda da população. Na tarde desta terça-feira (27), foi assinado o contrato entre a Prefeitura e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para que seja estruturado um projeto de parceria público-privada para a iluminação pública, tanto da área urbana quanto da rural. O objetivo é que o BRDE forneça toda a documentação necessária para que, no futuro, a Prefeitura compartilhe a gestão desse setor do Município com a iniciativa privada, por meio de um processo licitatório.
Durante o anúncio, feito no Itaimbé Palace Hotel, no Bairro Centro, quem representou a Prefeitura foi o prefeito em exercício Rodrigo Decimo. Já por parte do BRDE, quem assinou o contrato foi o diretor de operações, Otomar Vivian. O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e o prefeito licenciado por conta das férias, Jorge Pozzobom, acompanharam a solenidade.
Além da troca de aproximadamente 27 mil pontos de luz por lâmpadas de tecnologia modernizada, a parceria público-privada será construída para atualizar e tornar mais eficiente o parque de iluminação de Santa Maria. São cerca de 25 mil pontos de luz na zona urbana e 2 mil na rural. Já é possível adiantar, a partir das tratativas feitas até agora entre Prefeitura e BRDE, que a empresa vencedora da futura licitação também terá de investir em melhorias e expandir a estrutura existente.
Segundo Rodrigo Decimo, a intenção da Prefeitura é trazer para o Poder Público a dinâmica da iniciativa privada. Ele ressaltou o trabalho já feito na troca de lâmpadas dos postes das ruas no Município, mas reconheceu que a população quer e merece mais.
“O primeiro ponto a ser mencionado em uma PPP (parceria público-privada) é a transparência. O BRDE vai nos apresentar cenários e a viabilidade de trazermos a iniciativa privada para trabalhar junto ao Poder Público nesta área tão importante. Sabemos que, atualmente, a manutenção e as melhorias na iluminação não ocorrem na quantidade e na agilidade que a população gostaria. Portanto, nós estamos buscando uma solução diferenciada e pioneira”, explicou Decimo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.