ELEIÇÕES 2022. Entre maiores colégios eleitorais, SM conquistou mais deputados que Canoas e Pelotas
As duas cidades não conseguiram eleger sequer um concorrente à Assembleia
Por Maiquel Rosauro
A cada quatro anos o choro em Santa Maria é sempre o mesmo: “elegemos poucos deputados”, “não teremos representação” e “os forasteiros levaram os votos”. Mas quando se olha para os outros quatro grandes colégios eleitorais do Estado, percebe-se que a situação local não é ruim. Enquanto Pelotas e Canoas estão lamentando votações desastrosas, Porto Alegre e Caxias do Sul comemoram a força de suas Câmaras de Vereadores.
Santa Maria reelegeu no domingo (2) um deputado federal, Paulo Pimenta (PT), e dois estaduais, Valdeci Oliveira (PT) e Beto Fantinel (MDB). Nenhum novato foi bem-sucedido, assim como Giuseppe Riesgo (Novo) que não conseguiu a reeleição à Assembleia Legislativa.
A Capital conseguiu um recorde. Pela primeira vez na história, sete vereadores porto-alegrenses foram eleitos deputados (AQUI). Daiana Santos (PCdoB) conquistou vaga na Câmara dos Deputados, enquanto o Palácio Farroupilha será o destino de Matheus Gomes (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Leonel Radde (PT), Laura Sito (PT), Kaká D’Ávila (PSDB) e Felipe Camozzato (Novo).
Na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul também houve comemoração. A presidente da Casa, Denise Pessôa (PT), foi eleita à Câmara dos Deputados, assim como o parlamentar Maurício Marcon (Podemos) (AQUI). Em 2018, o município não havia elegido nenhum deputado federal. Os caxienses ainda reelegeram Pepe Vargas (PT) e Neri, o Carteiro (PSDB) à Assembleia e garantiram o primeiro mandato de deputado estadual ao estreante na política Cláudio Branchieri (Podemos) (AQUI).
Pelotas, pela primeira vez em 32 anos, não elegeu um único deputado estadual. Fernando Marroni (PT) e Luiz Henrique Viana (PSDB) não conseguiram renovar seus cargos na Assembleia. O único trunfo da cidade foi reeleger Daniel Trzeciak (PSDB) à Câmara dos Deputados (AQUI).
Canoas também não elegeu deputados estaduais. O ex-prefeito Luiz Carlos Busato (UB) é o único canoense eleito deputado federal (AQUI). Serve como consolo o fato de que Carlos Gomes (Republicanos) – que reside no município e, em julho, recebeu o título de Cidadão Canoense (AQUI) – ter sido reeleito à Câmara dos Deputados.
Será se o autor da materia pensou nela sozinho ou Claudemir com P. ajudou na ‘elaboração’? Porque Canoas faz parte da Região Metropolitana de POA. Tem Trensurb. Pergunta: nos ultimos 20 anos qual dos municipios, SM ou Canoas, receberam mais recursos de emenda parlamentar? O dinheiro que vai para a UFSM não conta, obvio.
Eu gosto muito de ler o site, por ser muito bom e pelo respeito que tenho pelo jornalista Claudemir Pereira, mas não posso concordar com notícias erradas, que não são corrigidas, por por exemplo, a cidade do Beto Fantinel, que é Dona Francisca e não Santa Maria, e o colunista insiste no erro.