CulturaDestaque

CULTURA. Santa Maria Vídeo e Cinema vem aí, com a 15ª edição. Mostra local ocorre em 30 de novembro

Festival de curtas vai acontecer em duas etapas. E inscrições já estão abertas

Por Luísa Santini / Da Padrinho Conteúdo e Assessoria

O 15º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) está com inscrições abertas para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, até o dia 10 de novembro, pelo site oficial do festival: https://smvc.com.br.

No ano em que completa 20 anos de evento, o formato do SMVC será diferente: a mostra local ocorre no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. 

Podem ser inscritos, gratuitamente, curtas-metragens finalizados a partir de 1º de janeiro de 2021, com até 25 minutos de duração, incluído os créditos, e não inscritos em edições anteriores do SMVC. O festival conta com as categorias: Animação, Documentário e Ficção.

Os realizadores e realizadoras precisam ser moradores de Santa Maria e/ou cidades com até 70 Km de distância de Santa Maria. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

Durante o festival serão realizadas homenagens para nomes que se destacam no cenário nacional e local na área do audiovisual. Os nomes dos homenageados serão divulgados em breve.

20 anos de SMVC

2022 é um ano muito especial para o SMVC: a celebração dos seus 20 anos. E para reforçar a produção local, o festival será dividido em duas etapas, dando protagonismo para obras produzidas em Santa Maria e região, agora em novembro, e estendendo o SMVC até 2023. 

“É impossível registrar os nomes de todas as pessoas que construíram a história do SMVC, mas queremos que todas elas sintam-se homenageadas. 20 anos não são 20 dias”., comenta o diretor-executivo do SMVC, Luciano Ribas

“Estamos muito felizes em chegar aos 20 anos de atividades valorizando a produção nacional e dando sempre uma atenção especial para a produção de Santa Maria e Região.  Nesses 20 anos realizamos mostras competitivas de curtas, mostras não competitivas de longas nacionais e internacionais, cursos, seminários e diversas atividades cineclubistas”, reforça o coordenador artístico do festival, Luis Alberto Cassol

“Não somente Santa Maria e região, mas o Rio Grande do Sul merece ter um festival tão importante como o SMVC. Celebrar duas décadas das mostras de curtas-metragens é a prova de que a arte e a cultura seguem vivas e cumprindo o seu papel social democrático. Tenho muito orgulho de fazer parte deste momento”, finaliza a diretora de comunicação do SMVC, Alexandra Zanela

O SMVC

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade.

Serviço: Inscrições para o 15° SMVC

Quando: de 25 de outubro a 10 de novembro

Onde: no site https://smvc.com.br

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo