DestaqueEducação

UFSM. Carta do Conselho Universitário repudia os ataques de deputado aos estudantes da instituição

Sem nominar, conselheiros respondem duramente às palavras de Bibo Nunes

CONSU em carta: “repúdio e contrariedade às intensas ofensas feitas por meio de redes sociais (Foto Marcos Marin/Divulgação)

A Agência de Notícias da UFSM divulgou, na página oficial da Universidade na internet, a Carta do Conselho Universitário, “em repúdio aos ataques à categoria estudantil da instituição”. Se refere, sem citar, às manifestações recentes do deputado federal Bibo Nunes (PL) e até faz uma reprodução literal de frase proferida pelo reitor-fundador José Mariano da Rocha Filho. Confira o texto, na íntegra:

“O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal de Santa Maria demonstra através desta carta seu repúdio e contrariedade às intensas ofensas feitas por meio de redes sociais à categoria estudantil de nossa Universidade e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). As alegações que estes “merecem ser queimados vivos” entre outras declarações desrespeitam não só a nossa Instituição, mas também a cidade de Santa Maria que ainda sofre com a tragédia da boate Kiss, que vitimou centenas de estudantes, muitos desta Universidade.
Ao contrário das declarações, a grande maioria da sociedade entende e respeita as Universidades, pois é neste ambiente de diálogo e debate que se produz a maioria da ciência em nosso país. E nossos estudantes são protagonistas disso ao se dedicarem intensamente ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Mesmo frente aos constantes ataques sofridos, seja em declarações caluniosas e ofensivas, seja na redução de investimentos – nos últimos dez anos -, resistimos e seguimos cumprindo com nosso papel, de atender aos interesses da população brasileira, colocando a UFSM entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. Já formamos milhares de cidadãs e cidadãos, e continuaremos com essa missão por compreender a função transformadora da educação em nossa nação.

Não deve haver espaço para discursos de ódio como o que foi proferido. Acreditamos firmemente que a educação deve assumir um papel prioritário ao Estado brasileiro para combater as desigualdades, a intolerância, a ignorância, o negacionismo científico e então construirmos uma sociedade mais justa e fraterna. E é com rumo a esse horizonte que a Universidade Federal de Santa Maria seguirá, em defesa do Estado Democrático de Direito.

“O grau de progresso de um povo é avaliado pela percentagem de suas rendas investidas com a educação.” (José Mariano da Rocha)

Conselho Superior Universitário (CONSU)

Universidade Federal de Santa Maria

27 de outubro de 2022”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo