Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria
A manhã de sábado (19) registrou pouco movimento na Policlínica José Erasmo Crossetti (Bairro Centro). Em ação da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, 26 doses contra a Covid-19 foram aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidade. A vacinação ocorreu das 7h30min às 12h30min, e na nesta semana será feita uma avaliação para definir novas ações.
A ação de sábado amplia a faixa etária conforme recomendação do Estado e, ao todo, 360 doses estavam disponíveis. Para receber o imunizante, foi necessário que pais e responsáveis apresentassem atestado ou laudo ou receitas de medicação ou exames ou declaração sobre a doença, além da carteira de vacinação da criança ou CPF ou cartão do SUS.
O imunizante disponível para esta faixa etária, conforme determinação do Ministério da Saúde, é Pfizer. Na ação, foi disponibilizada a primeira dose. Já a segunda, terá a aplicação em quatro semanas, e a terceira, em oito semanas após a segunda dose.
Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, esta é mais uma etapa importante da vacinação que contempla, agora, as crianças com comorbidade.
“A procura pelo imunizante neste sábado foi muito abaixo da expectativa. Visto que a secretaria se organizou com horário pelo turno da manhã e com diversos profissionais disponíveis para dar o suporte às dúvidas que os pais poderiam ter deste grupo prioritário de crianças com comorbidades no Município. As doses que restam serão avaliadas e as próximas ações para o grupo de comorbidades devem ser divulgadas no site institucional da Prefeitura”, explica o secretário Ribas.
Turnos estendidos
No sábado, também houve procura por vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Waldir Mozzaquatro, no Bairro Presidente João Goulart. Em crianças e adolescentes foram aplicadas 14 doses, sendo, 3 da primeira dose, 6 da segunda dose e 5 reforços em adolescentes. Já em adultos, foram vacinados 13 com a terceira dose e 32 com a quarta dose.
Na Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, no Bairro Medianeira, também ocorreu ação de saúde na manhã deste sábado. Houve a procura por consulta de enfermagem, coleta de citopatológico, entre outros. A procura também foi significativa por vacinação contra a Covid-19, no total foram aplicadas 460 doses, e outras 28 contra a Influenza.
Além disso, teve atendimento odontológico com orientação de higiene oral, educação em saúde e fornecimento de escova dental para 30 alunos, e aplicação de flúor e orientação de higiene bucal para outros 3 alunos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.