DestaqueSaúde

COVID-19. Ação da Prefeitura em crianças com comorbidade registra baixo movimento

Esta semana será feita uma avaliação para definir novas ações

Vacinação ocorreu sábado (19) na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Bairro Centro. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

A manhã de sábado (19) registrou pouco movimento na Policlínica José Erasmo Crossetti (Bairro Centro). Em ação da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, 26 doses contra a Covid-19 foram aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidade. A vacinação ocorreu das 7h30min às 12h30min, e na nesta semana será feita uma avaliação para definir novas ações.

A ação de sábado amplia a faixa etária conforme recomendação do Estado e, ao todo, 360 doses estavam disponíveis. Para receber o imunizante, foi necessário que pais e responsáveis apresentassem atestado ou laudo ou receitas de medicação ou exames ou declaração sobre a doença, além da carteira de vacinação da criança ou CPF ou cartão do SUS.

O imunizante disponível para esta faixa etária, conforme determinação do Ministério da Saúde, é Pfizer. Na ação, foi disponibilizada a primeira dose. Já a segunda, terá a aplicação em quatro semanas, e a terceira, em oito semanas após a segunda dose.

Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, esta é mais uma etapa importante da vacinação que contempla, agora, as crianças com comorbidade.

“A procura pelo imunizante neste sábado foi muito abaixo da expectativa. Visto que a secretaria se organizou com horário pelo turno da manhã e com diversos profissionais disponíveis para dar o suporte às dúvidas que os pais poderiam ter deste grupo prioritário de crianças com comorbidades no Município. As doses que restam serão avaliadas e as próximas ações para o grupo de comorbidades devem ser divulgadas no site institucional da Prefeitura”, explica o secretário Ribas.

Turnos estendidos
No sábado, também houve procura por vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Waldir Mozzaquatro, no Bairro Presidente João Goulart. Em crianças e adolescentes foram aplicadas 14 doses, sendo, 3 da primeira dose, 6 da segunda dose e 5 reforços em adolescentes. Já em adultos, foram vacinados 13 com a terceira dose e 32 com a quarta dose.

Na Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, no Bairro Medianeira, também ocorreu ação de saúde na manhã deste sábado. Houve a procura por consulta de enfermagem, coleta de citopatológico, entre outros. A procura também foi significativa por vacinação contra a Covid-19, no total foram aplicadas 460 doses, e outras 28 contra a Influenza.

Além disso, teve atendimento odontológico com orientação de higiene oral, educação em saúde e fornecimento de escova dental para 30 alunos, e aplicação de flúor e orientação de higiene bucal para outros 3 alunos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo