Por Maiquel Rosauro
A prefeita em exercício de Itaara, Salete Desconzi (PSB), mais conhecida como Tita Desconzi, divulgou uma nota, nesta quarta-feira (23), sobre a condução do Poder Executivo sem a presença do prefeito Silvio Weber (PSB), afastado do cargo há uma semana na Operação Santidade, do Ministério Público.
No comunicado, Tita afirma que ocorreram exonerações de cargos de chefia e assessoramento, além de destacar que os serviços públicos não serão afetados. Também afirma que será produzido um plano emergencial de ações para os próximos 180 dias.
A investigação do Ministério Público indica a existência de um esquema criminoso capitaneado pelo prefeito, de direcionamento de certames públicos, com objetos superfaturados. Em um deles, o prejuízo aproximado seria de R$ 471.106,63. Há suspeitas, ainda, do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos, com consequente desvio de rendas públicas.
O MP também acusa o prefeito de ser autor intelectual de um roubo na residência do presidente do Legislativo.
Weber alega inocência e afirma que isso será comprovado com as investigações.
Leia na íntegra o comunicado da prefeita em exercício:
Nota à população e servidores de Itaara e imprensa
Diante dos fatos públicos ocorridos na última semana decorrentes da operação “Santidade” deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) após determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), a Prefeitura Municipal de Itaara manifesta-se por intermédio da presente nota à população, aos servidores e imprensa.
Assume como Prefeita em exercício Salete Desconzi, que prestará todas as informações requeridas pelos órgãos de fiscalização e controle, sobretudo, zelar pela transparência em todas as ações e cumprimento irrestrito às Leis e princípios da Administração Pública.
Neste momento de acentuados desafios, reafirma-se o compromisso de que os serviços públicos não serão afetados, inclusive com problemas que já foram sanados pela Prefeita como primeiros atos, a exemplo da falta de medicamentos na rede pública de saúde, ações na educação, dentre outros.
As exonerações dos cargos de chefia e assessoramento são decorrentes da operação em questão e assunção do governo e não guardam qualquer relação pessoal, sendo que, o provimento das Secretarias de Governo se dará de forma técnica e equilibrada para colaboração na organização de fluxos e processos.
De pronto, agradece-se aos servidores públicos efetivos do Poder Executivo que, de forma muito responsável, colaboram para a continuidade das atividades e, conclamamos a todos aqueles que estejam afastados, que possam retornar às suas funções e ajudar na entrega de resultados aos moradores de Itaara.
No mesmo sentido, expressa-se gratidão ao Poder Legislativo Municipal que, logo nas primeiras horas, se mostrou ao inteiro dispor para contribuir na solução das questões críticas e de políticas públicas da cidade.
Nestes dias a Prefeita em exercício estará reunida com cada Pasta para estabelecer prioridades e aproximar-se dos servidores, assim como, procurará os órgãos de fiscalização e controle para realização de um plano emergencial de ações nos próximos 180 (cento e oitenta) dias de governo.
Itaara, 23 de novembro de 2022
Salete Desconzi
Prefeita em exercício
De Itaara só o que importa é a Velho Amancio.