EstadoSaúde

SAÚDE. Como governador em exercício, Valdeci tem reunião com os representantes do controle social

Conselhos Municipais, secretária estadual e deputado estiveram no encontro

Valdeci, com o deputado Pepe e a secretária Arita, recebeu representação dos Conselhos de Saúde (Foto Joaquim Moura/Divulgação)

COM ERRATA (DOS AUTORES) ÀS 10H34, DE 14.12.22

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Com o objetivo de dar visibilidade ao tema e debater sobre os preparativos para a Etapa Estadual da 17ª Conferência Nacional de Saúde, o governador em exercício, deputado Valdeci Oliveira (PT), organizou audiência com diversos representantes do controle social da área da saúde.

O encontro, realizado ontem no Palácio Piratini), contou também com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e do deputado Pepe Vargas. “Se trata de uma pauta importante, urgente, principalmente porque a pandemia, mesmo em menor grau, continua rondando a sociedade e suas sequelas junto à população estão cobrando um preço muito alto. E esse debate, assim como a discussão orçamentária para o setor, precisa ser feito”, avaliou Valdeci.

Durante a reunião, representantes de Conselhos Municipais de diversas cidades e de organizações da sociedade civil relataram as diferentes realidades quanto a organização das etapas municipais – iniciadas em novembro e que vão até o final de março do próximo ano – preparatórias para o encontro estadual, os graus de dificuldades em relação aos apoios dos executivos municipais, as mobilizações que estão sendo feitas junto às localidades e a participação dos usuários e profissionais de saúde no encontro.

No caso de Porto Alegre, foi colocado que os trabalhos organizativos estão se dando ao mesmo tempo em que o controle social luta na Justiça para manter seu poder deliberativo e a paridade entre sociedade civil e poder público no Conselho Municipal, ambos quesitos alterados por meio de lei pela prefeitura da Capital.

Outro ponto levado ao debate disse respeito à preocupação em relação às despesas do estado que devem ser aplicadas em ações de saúde. O executivo estadual continua não aplicando os 12% da receita corrente líquida exclusivamente no SUS, pois inclui no cálculo valores que não obedecem a este critério.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde foi convocada em outubro de 2021 e deverá ocorrer de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília, e a etapa estadual de 15 a 17 de maio, em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna.

Além de Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, participaram da reunião integrantes dos colegiados de Santa Maria, Alvorada, Eldorado do Sul, Passo Fundo, Santa Rosa, Gravataí, Campo Bom, além dos Conselhos estadual e nacional, da Associação Vida e Justiça e da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – AVICO Brasil .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo