Por Maiquel Rosauro
A manhã desta terça-feira (13) foi marcada por um fato pouco comum. O encontro entre dois governadores, sendo que nenhum deles é, de fato, o atual detentor do cargo. O registro ocorreu quando o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) visitou o Palácio Piratini e se reuniu com o governador em exercício, Valdeci Oliveira (PT), presidente da Assembleia Legislativa, que estava no cargo durante ausência do titular Ranolfo Vieira Jr (PSDB).
Nas redes sociais, Leite publicou diversas fotos do encontro com o petista e destacou que ambos podem estar, em certos momentos, em lados opostos na política, mas não são inimigos.
“Manhã de visita ao Palácio Piratini, em especial uma agenda com o presidente da Assembleia e governador em exercício, Valdeci Oliveira. Temos tradição política de respeito e diálogo no RS que deve ser mantida. Somos, eventualmente, opositores, mas nunca inimigos”, publicou o tucano.
Brasília
Ranolfo esteve em Brasília nos últimos dias. Na terça, ele participou do Fórum de Governadores.
“Falamos de temas importantes que impactam a gestão dos estados como, por exemplo, uma negociação que está em andamento no Supremo Tribunal Federal entre os Estados e a União, referente às leis complementares 192 e 194”, disse o tucano.
Os estados buscam uma compensação pelas perdas de arrecadação tributária decorrentes das leis que desoneram combustíveis, entre outros produtos e serviços, como energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
Brasília II
O deputado estadual e ex-candidato a governador, Edegar Pretto (PT), é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme informações do site Metrópoles (AQUI), “Pretto está bem à frente na disputa para ficar com o cargo”.
Brinquedos adaptados
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, nesta terça (13), projeto de lei que determina que as praças e parques da cidade, públicos ou privados, devem ter no mínimo 5% de brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
O autor da iniciativa é o vereador Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB). A proposta, agora, será enviada para sanção do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Confira a íntegra do projeto (AQUI).
Negócio é não puxar demais senão rebenta.