Novas esperanças em 2023 – por João Luiz Vargas
O que é possível esperar deste ano, com os novos governantes no poder
2023 chega com novas esperanças com os novos governantes. No Brasil e no Rio Grande do Sul, a renovação não é só do Presidente ou Governador, mas também do quadro diretivo. Que tenhamos programas direcionados para diminuir as dificuldades das populações, notadamente, as que enfrentam dificuldades principalmente na área da alimentação e da habitação.
Inclusive, o atual Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Valdeci de Oliveira, implementou um programa durante o seu mandato – que terminará dia 31 de janeiro; um despertar muito forte para a necessidade de buscarmos programas de distribuição de alimentos.
No Brasil, com tantas personalidades nesta área social, tenho a convicção que também teremos grandes programas bem significativos para a população carente e, notadamente, que sejam recursos enviados através do Governo Federal para os municípios. Porque dentro da formatação brasileira: governo federal, governos estaduais e governos municipais; aquele que tem maior capilaridade dentro da comunidade é o poder público municipal, seja através do executivo, e muito expressivamente com a atuação do Legislativo Municipal, das Câmaras de Vereadores.
Esta esperança surge com as manifestações nesses últimos dias, tanto do Estado quanto do Governo Federal, por um clamor da comunidade, que vê cada dia mais aumentar o número de pessoas extremamente necessitadas de apoio.
É importante destacar também, o papel fundamental desenvolvido pelo Prefeito Paulo Salerno, Prefeito de Restinga Seca e Presidente da Famurs, na defesa da manutenção dos municípios que poderão ter perdas no Fundo de Participação dos Municípios- FPM, com a diminuição da população. Não é o caso do São Sepé, mas de muitos no estado e precisamos estar juntos.
Que no Rio Grande do Sul todos nós incorporamos os 497 municípios, todos sejamos um, mas representamos um dos 497.
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.