CIDADE. No enfrentamento dos efeitos da seca, distribuídos mais de um milhão de litros de água
Quase totalidade foi entregue pela prefeitura para o consumo humano
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A situação da estiagem em Santa Maria aumenta a cada dia. Em função disso, a Prefeitura já contabiliza 1.106.000 litros de água distribuídos de 1º a 23 de janeiro no Município. Este número supera todo o mesmo mês de 2022, quando a Defesa Civil entregou 969.220 mil litros. Do total, 1.040.000 foram destinados ao consumo humano e outros 66 mil para dessedentação animal.
Conforme o boletim atualizado, a Defesa Civil entrega diariamente água potável para suprir a necessidade de 1.316 mil pessoas que residem em nove distritos do Interior e em seis bairros (abaixo, números atualizados). Até esta segunda-feira (23), já são 171 pontos que beneficiam 471 famílias.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação de chuva registrada no sábado (21) em Santa Maria foi entre 16 e 34 milímetros. Em alguns distritos, choveu pouco mais de 50 milímetros. Em outros, não houve chuva. De acordo com a superintendente interina da Defesa Civil, Adriana Cheiram, esse índice ainda não foi o suficiente para conter os efeitos da estiagem.
“Segue aumentando a distribuição de água pela Defesa Civil e já ultrapassamos a quantidade de janeiro de 2022. A chuva de sábado foi importante para amenizar o calor, mas não o suficiente para a estiagem. A situação é muito preocupante porque já falta água para os animais que vivem nas propriedades rurais. Estamos levando água também para o Mantenedouro São Braz, no distrito de Boca do Monte, para suprir a necessidade emergencial dos animais que vivem no local”, destaca Adriana…”
PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE UM RESUMO GERAL DOS ATENDIMENTOS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.