Nesta quinta-feira, 26 a partir das 8 e meia, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em pauta única, vai discutir a proposta de resolução sobre novas formas de ingresso na Instituição. A reunião terá transmissão ao vivo pelo Farol UFSM.
O que a nova resolução propõe, informa material da Agência de Notícias da UFSM, DISPONÍVEL no site da instituição, é que, além do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e de outras formas de ingresso já tradicionais, a Universidade “passe a adotar o Processo Seletivo Seriado e o vestibular presencial”.
O documento a ser avaliado também contém a proposta de processos seletivos específicos para ingresso de pessoas de comunidades quilombolas; com 60 anos ou mais; atletas de alto rendimento; estudantes medalhistas em competições de conhecimento; pessoas transgênero; pessoas com deficiência; refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade; indígenas, entre outros.
A votação, informa o material, acontece por maioria simples e há a possibilidade de pedido de vista do processo “Neste caso, é disponibilizado mais um tempo para estudo da proposta e a discussão é remarcada para uma próxima reunião. Sendo aprovada, a resolução já começa a valer e, para o segundo semestre de 2023, já será possível realizar as provas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado, gradualmente. A implementação completa, com 30% das vagas para o Sisu, 30% para o Vestibular e 40% para a terceira etapa do Processo Seletivo Seriado (acumula nota de três anos de prova dos estudantes do ensino médio), só acontecerá no primeiro semestre de 2026.”
No mesmo texto no site da UFSM, há informação de que a “discussão sobre o assunto foi realizada ao longo do ano de 2022, quando a Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento, promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM. Nestes encontros foram apontadas as inclusões do Processo Seletivo e do vestibular como necessárias para resolver problemas de evasão nos cursos da Instituição.”
Por fim, o texto da agência de notícias da UFSM dá conta que em novembro passado, a Universidade realizou uma reunião aberta para apresentar a ideia. Aliás, “o processo, documentação e tramitação da proposta podem ser acompanhados no site.”
OUTRO LADO. Nesta quarta-feira, entidades que representam os diversos segmentos da UFSM se posicionaram contrariamente à proposta. E inclusive divulgaram uma nota (no final deste texto você tem a íntegra), como informa a notícia disponível no site da Seção Sindical dos Docentes, assinada pela jornalista Bruna Homrich. Acompanhe, a seguir:
“Entidades repudiam falta de debate em minuta que altera ingresso na UFSM – Sedufsm, Assufsm, Sinasefe, Atens, DCE e APG assinam nota conjunta que foi endereçada a conselheiras e conselheiros do CEPE
A minuta de resolução que altera as formas de ingresso nos cursos de Graduação da Ufsm está na pauta da 983ª Sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorre a partir das 8h30 desta quinta-feira, 26 de janeiro. Assim, as entidades representativas dos segmentos da Ufsm (Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG) reuniram-se e elaboraram uma carta pública, que já foi enviada à Secretaria dos Conselhos Superiores para encaminhamento às e aos conselheiros do CEPE.
Na carta está o repúdio ao envio da minuta ao CEPE sem um amplo debate com a comunidade. Ao invés de buscar resolver o problema da evasão enfraquecendo o ENEM/SISU, as entidades defendem um olhar mais cuidadoso para a precariedade das políticas de assistência estudantil e para os efeitos da pandemia e do ensino remotos.
Desde que a ideia de trazer de volta o vestibular e o processo seletivo seriado começou a circular, a Sedufsm se fez presente nas instâncias buscando problematizar e amplificar a discussão. Exemplos foram a participação do sindicato na reunião aberta promovida em 30 de setembro para apresentar a proposta da reitoria; e o apelo feito pela direção sindical, em reunião com a vice-reitora Martha Adaime, para que a resolução pudesse ser amplamente debatida pela comunidade antes de ir à votação no CEPE.”
Leia, logo abaixo, a nota na íntegra.
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‘repudiam falta de debate’ traduzindo do vermelhez: ‘gostariamos que tudo continuasse como está, não temos votos para vetar, queremos deixar assim e adiar para as calendas gregas quando teremos votos e vetaremos a proposta’. Mais importante não é a forma de ingresso, é o que la se ensina. Furdunço atual é o tal chatGPT. Não consegui experimentar, Santa Maria é muito longe, servidores dos caras não da conta, está sempre ocupado. Do que se trata? Inteligencia artificial aberta. Tem gente utilizando para encontrar bug em codigo de computador, programar e outras coisas. Ammaar Reshi, morador da California, solicitou na plataforma um livro infantil ilustrado. Num final de semana ficou pronto. Colocou a vender numa Amazon da vida. Resumo da opera é simples, é necessario mudar o que na universidade ensinam rapidamente para não perder o bonde da historia. Alas, Insper já ensina aprendizado de maquina no curso de economia.