Artigos

A criação e importância dos Coredes – por João Luiz Vargas

Relevância dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, surgidos nos anos 90

No ano de 1994 foram criados os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Coredes, para a promoção de discussões políticas e ações que visam o desenvolvimento regional harmônico e sustentável.

Os Coredes têm como objetivo a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhoria da qualidade de vida da população, com a distribuição equitativa da riqueza produzida, o estímulo à permanência do homem na sua região e a preservação e recuperação do meio ambiente.

Com isso, os conselhos criam diagnósticos das necessidades e potencialidades regionais, para a formulação e implementação das políticas de desenvolvimento integrado. Além disso, elaboram planos estratégicos e buscam manter espaço permanente de participação democrática, resgatando a cidadania, através da valorização da ação política; orientam e acompanham também, de forma sistemática, o desempenho das ações dos Governos Estadual e Federal na região; para que seja possível respaldar as ações do governo na busca de maior participação nas decisões nacionais.

São Sepé faz parte do Coredes Jacuí Centro, junto com outros seis municípios, que realizam um grande trabalho em prol de toda nossa região.

 (*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo