
Por LC Comunicação
Há mais de 20 anos, o projeto Passageiros da Alegria, da Companhia Retalhos de Teatro, cativa e garante boas gargalhadas aos santa-marienses. Idealizado em 2001 pela produtora cultural Cida Herok e pelo artista Helquer Paez, a estreia da nova edição ocorre nesta sexta-feira (10), no Lar Vila Itagiba e, às 11h, no Abrigo Espírita Oscar José Pithan, entidades que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, além das intervenções e sessões de palhaçaria em entidades assistenciais, hospitais, lares de idosos e escolas, o projeto vai realizar também apresentações do espetáculo infantil “O Menino Que Queria Voar”, contação de histórias e animações natalinas que devem se estender até dezembro.
O projeto conta, ainda, com a participação dos artistas Helquer Paez, Julio Cesar Aranda, Jeferson Ilha, Rafaela Drey Costa, Rafael Jacinto e Juliet Castaldello. Segundo Helquer, que participa do Passageiros da Alegria desde o início, o público já pode esperar muita diversão para 2023.
“Esse projeto faz parte da minha vida. Foi nele que nasceu meu palhaço gaiteiro Passo das Tropas. Tem muitas histórias a contar que um breve futuro pretendemos fazer um filme documentário. É um sentimento de dever cumprido com a arte. Ver um sorriso no outro da criança ao idoso não tem preço”, comemora.
Além disso, a partir dos espetáculos coloridos e engraçados que envolvem o público, os artistas falam sobre a cultura local e o sentimento de pertencimento com o objetivo de tornar a arte cada vez mais acessível e democrática. Para Julio Cesar Aranda, ao longo dos anos, Passageiros da Alegria se consolidou na cidade:
“Já presenciamos coisas lindas como um casal de idosos que estavam saindo do cartório, recém casados, dentro do ônibus. É importante porque a gente leva amor, alegria, da forma que a gente pode, mas do jeito mais sincero que pode existir”.
Na próxima semana, é a vez da Associação Amparo Providência Lar das Vovozinhas receber os personagens animados de Passageiros da Alegria. E, ao longo do ano, serão mais de 50 intervenções artísticas em diversos locais da cidade. Ainda, o projeto é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e tem como incentivadores o CFC Viacentro, Unimed Santa Maria e Banco Do Brasil.
Não sabem nem a diferença entre cultura e entretenimento. Surpresa nenhuma.