Por Nathalia Brum / AISM
A Associação Italiana de Santa Maria, através do seu Circolo Friulano, divulga a abertura das inscrições para o curso sobre Cultura de Empresas e Empreendedorismo, em Udine, na Itália. O curso é promovido pelo Ente Friuli nel Mondo e a Universidade de Udine, que é destinado a portadores de curso superior residentes fora da Itália. Os candidatos selecionados receberão passagens de ida e volta da Itália, cobertura de despesas com moradia, alimentação, medicamentos de uso recorrente e atendimentos em consultas a médicos clínicos gerais.
As condições necessárias para candidatar-se à vaga é ser, comprovadamente, descendente de imigrante italiano originário da Região Friuli Venezia Giulia (Friuli), não residente na Itália; Possuir diploma de curso superior (Licenciatura ou Bacharelado); Ter bom conhecimento da língua italiana e idade inferior a 35 anos. O período de permanência em Udine, Itália, é de 12 de junho a 8 de julho de 2023. A data limite para o encaminhamento das inscrições ao Circolo Friulano da AISM é 5 de março e a divulgação dos selecionados acontece até o dia 10 de março.
Os candidatos selecionados deverão complementar a documentação para inscrição definitiva no Curso junto à Università degli Studi di Udine conforme orientações fornecidas após a seleção. Mais informações e orientações sobre o edital e as inscrições podem ser consultadas com a direção do Circolo Friulano de Santa Maria, na Associação Italiana de Santa Maria ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].
O telefone de contato da AISM é (55) 3223-3100. A Associação Italiana funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min Também é possível contatar o agente consular honorário da Itália em Santa Maria, José Zanella, para mais informações pelo número (55) 9971-8042.
Conceito de ‘Italia’ é meio fluído. Obvio: ‘condições necessárias para candidatar-se à vaga é ser, comprovadamente, descendente de imigrante italiano originário da Região Friuli Venezia Giulia (Friuli)’. Mas vale a pena, é beirada com a Austria. da para comer uns schnitzels (vienenses, que aqui viraram bife a milanesa) e tomar uns chopps.