Por Guilherme Bicca (Com foto de Reprodução) / Da Assessoria de Imprensa da CDL Santa Maria
De acordo com o último levantamento do Sistema de Controle de Proteção Comercial – SCPC Boa Vista, Santa Maria encerrou o segundo mês de 2023 com 73 mil pessoas com algum tipo de restrição ao crédito, relacionada a crediário, cheques ou protestos. Ou seja, 34,8% da população santa-mariense está inadimplente, ou, como se diz popularmente, negativada.
Dessas 73 mil pessoas, 52% são mulheres. No que se refere a faixa etária que mais sofre com as restrições, estão aqueles entre os 26 e 35 anos, correspondendo a 23% dos inadimplentes. Logo em seguida, aqueles que possuem idade entre 36 e 45 anos, com 22%. Idosos, acima dos 65 anos, correspondem a 15% daqueles que possuem algum tipo de restrição.
O Rio Grande do Sul encerrou 2022 com 2,65 milhões de pessoas com algum tipo de inadimplência. E ao ter 34,8% da população na mesma situação, Santa Maria está acima da média gaúcha, cujo percentual é de 29,69%.
Os dados foram colhidos pelo SCPC Boa Vista no dia 1º de março deste ano e são referentes aos dois primeiros meses de 2023. Durante o ano, a CDL Santa Maria trará novos levantamentos, mês a mês, de dados relacionados à inadimplência de Santa Maria.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Questão toda é que adiantaram receita por algum motivo. Que nem sempre é uma necessidade. Já tive diarista que ou pagava a luz ou ia no salão de beleza para arrumar o cabelo. Ganhou a estética. Outra que sabia que iria parar no SPC e assinou um plano de tv a cabo completaço. ‘Para aproveitar’. Outra que andou fazendo contas para ver se tendo outro filho entrava nos criterios do Bolsa Familia. Nesta hora os donos de lojinha da urb começam a apoiar o Molusco com L., o honesto. Afinal ‘o que é bom para eles é bom para o Brasil’.