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CIDADE. Perimetral Sul-Leste terá custo total de R$ 73 milhões. Prefeitura tem garantidos R$ 25 milhões

Como falta dinheiro, o planejamento é realizar a obra viária em quatro trechos

Comissão especial sobre a Perimetral Sul-Leste reuniu lideranças da Prefeitura e da Corsan, no Legislativo (Foto Luã Santos/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A comissão especial do Legislativo de acompanhamento da nova Perimetral Sul-Leste em Santa Maria realizou uma reunião pública, na manhã desta quarta-feira (5), no Plenário da Casa. A obra de cerca de seis quilômetros, que ligará a BR 392 à Estrada de Pains, tem um custo estimado de R$ 73 milhões, sendo que cerca de R$ 25 milhões estão garantidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). 

“Existe uma decisão de gestão de fazer a perimetral e buscar todas as alternativas para que ela seja, efetivamente, implantada”, disse o procurador jurídico do Município, Guilherme Cortez.

O projeto da avenida custou cerca de R$ 1 milhão e está em vias de conclusão final. Como a Prefeitura não tem recursos para todo o empreendimento, o processo será realizado em quatro etapas.

As obras terão início pelo trecho 2, que contempla cerca de dois quilômetros entre a Estrada do Pains até o Loteamento Residencial Dom Ivo Lorscheiter. A Prefeitura prepara-se para lançar a licitação para contratar a empresa que realizará o serviço. A previsão é de que esse trecho leve nove meses para ser concluído, com início previsto para o segundo semestre deste ano.

O custo do trecho 2 será de cerca de R$ 25,8 milhões, contemplando obras de terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, sinalização, acessibilidade, passeios, ciclovia e duas rotatórias. Junto a obra da perimetral, a Corsan irá implantar a tubulação que levará o esgoto de Camobi até a Central de Tratamento da Vila Lorenzi, que está sendo duplicada.

A reunião pública foi comandada pelo presidente da comissão especial, Tubias Callil (MDB), que cobrou dos representantes da Prefeitura um plano sobre os R$ 48 milhões que faltariam para concluir a obra. As dúvidas sobre os recursos ocorrem, sobretudo, devido aos rumos do processo de privatização da Corsan, já que a perimetral nasceu a partir da renovação do contrato entre o Executivo e a companhia. Atualmente, só há segurança jurídica nos R$ 25 milhões firmados em 2018.

“Capacidade para contratar empréstimo temos vereador, isso o senhor pode ficar tranquilo, aí vai caber uma decisão do prefeito em buscar alternativas”, disse a secretária de Finanças, Michelle Antonelo.

Estão previstos R$ 4,7 milhões para desapropriação de terrenos. A Prefeitura já realizou reuniões com os proprietários e acredita que não terá problemas em desapropriar áreas no trajeto da avenida.

Os vereadores Valdir Oliveira (PT), vice-presidente da comissão, e o relator Manoel Badke – Maneco (UB), também participaram da reunião pública.

Os parlamentares Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Getulio de Vargas (Republicanos), Juliano Soares – Juba (PSDB), Pablo Pacheco (PP) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) acompanharam a reunião no Plenário.

Confira, abaixo, a íntegra da reunião pública:

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2 Comentários

  1. Podes me dizer onde vai “desembocar” esse trânsito na 287???? Qual serão os pontos por onde vai passar a via e como será o entroncamento com a 287?

  2. E uma piada. Prometida ainda no primeiro mandato do Indigesto Incompetente, virou uma enrolação. 73 milhões menos 4,7 para desapropriações. Restam 68,3 milhões para 6 Km. Ou seja, 11,4 milhões por Km. Quase a metade do que tinham anunciado no passado. Custo subiu 2,7 vezes no prazo decorrido. E nem começou ainda. Quando ficar pronta irão inaugurar com pompa e circunstancia. E as fotos de praxe. Faltou alguém levantar a mão e perguntar ‘voces tem alguma noção do que é vergonha na cara?’.

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