DestaqueEsporte

ESPORTE. Com equipe da UFSM, Série Prata do estadual de futsal feminino começa domingo (23)

Elenco universitário, entretanto, joga somente em maio, na segunda rodada

Time da Universidade está no grupo B, com outras equipes da região central do Rio Grande do Sul. Foto Divulgação

Por Pedro Pereira

Neste domingo (23), começa a Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal Feminino, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), com participação da equipe da UFSM. Ao lado do time da Universidade, no grupo B, estão o Barcelona, de Candiota, e a Associação Arroio do Tigre de Futsal (AATF), de Arroio do Tigre.

No grupo A, estão o Palestina, de Jaguarão, o Malgi, de Pelotas, e o Riograndense, de Rio Grande. A separação dos times aconteceu a partir de um contexto regional, com as equipes junto da UFSM sendo da parte central do Estado, e, as da outra divisão, do sul gaúcho.

Formato da competição

Nesta temporada, a fase de grupos do torneio será realizada em três rodadas: duas qualificatórias – uma para cada grupo – e uma de repescagem, chamada de “grupo C”. Neste fim de semana, o grupo A joga um triangular simples, em Jaguarão, com todas as equipes se enfrentando uma vez e, no final do dia, a melhor colocada se classificando para as semifinais. No dia 14 de maio, UFSM, Barcelona e AATF disputam o mesmo modelo, em Arroio do Tigre.

Ou seja, ainda que o campeonato comece neste domingo, o elenco universitário estreia somente no mês que vem. Além dos dois primeiros colocados de cada grupo se classificarem, o melhor segundo lugar geral passa de fase e não precisa disputar a repescagem.

No dia 21 de maio, acontece o “grupo C” entre os três times restantes, no modelo triangular simples, com o melhor colocado da rodada avançando para as semifinais, que serão disputadas em um confronto só, na mesma data e local, ainda a definir. Os elencos que se classificaram para a grande final decidem o título em dois jogos – com o embate de volta sendo sediada na cidade da equipe com a melhor campanha geral.

As disputas acontecem em dois tempos de 20 minutos. No mata-mata, a prorrogação será de 5 minutos para cada um dos times e, caso a partida siga empatada, o resultado será decidido nos pênaltis com três cobranças para cada equipe.

Confrontos

23/04 – Jaguarão

Malgi X Riograndense – 10h30min

Palestina X Malgi – 14h

Riograndense X Palestina – 15h45min

14/05 – Arroio do Tigre

AATF X UFSM – 10h30min

Barcelona X AATF – 14h

UFSM X Barcelona – 15h45min

04/06 – Semifinais

Equipes, local e horário a serem definidos

18/06 e 02/07 – Grande Final

Equipes, local e horário a serem definidos

A espera vale a pena

Para o treinador da equipe feminina da UFSM, Igor Barbosa, entrar na competição somente no dia 14 de maio é mais proveitoso. Uma vez que, por conta do vínculo com a Universidade, as jogadoras começaram a treinar somente na semana do dia 20 de março – quando o primeiro semestre letivo de 2023 começou – o elenco teve um tempo de preparação menor que das outras participantes.

Ainda, o técnico fala que poder chegar na rodada e saber o que precisa fazer para classificar – como a pontuação necessária para avançar às semis, ao ver como o grupo A foi realizado, por exemplo – é outro fator positivo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo