DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Com ‘quarterback’ titular fora, substituto brilhou na classificação do Soldiers

Douglas Rodrigues se machucou no aquecimento e Marcelo Cogo deu conta

Camisa 16 comandou o time na vitória diante do Coroados, de Erechim, pela semifinal do Estadual (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

O quarterback do Santa Maria Soldiers, Douglas Rodrigues, sofreu uma lesão na panturrilha durante o período de aquecimento para a semifinal do Campeonato Gaúcho, realizada no dia 30 de abril, no Estádio dos Eucaliptos, e precisou ser substituído. Seu “reserva”, Marcelo Cogo, liderou o time à vitória de 43 a 0 contra o Erechim Coroados, garantindo a vaga na sexta decisão de Estadual consecutiva dos Soldados.

De acordo com o diretor do departamento médico do clube – que também é wide receiver -, Hugo Borges, a lesão de Rodrigues é de grau moderado e o jogador está em repouso, sem treinar, e passando por um tratamento fisioterapêutico intensivo. Desta forma, o quarterback deve estar recuperado para o Gaúcho Bowl XIII (grande final), no dia 28 de maio.

O camisa 15 possui grande relevância para o cenário nacional de futebol americano. Na temporada de 2022, venceu o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) de Ataque do Gauchão e foi classificado como o 47º melhor atleta da modalidade no país, de acordo com o portal especializado Mapa do FABR. Ainda conforme a página, é o segundo quarterback mais efetivo da história do esporte no Brasil, com 165 passes para touchdown. Rodrigues é peça fundamental no Santa Maria Soldiers.

A dedicação de um atleta

Cogo, substituto imediato do quarterback titular, é visto por muitos como “o futuro do Soldiers”, principalmente quando Rodrigues se aposentar do futebol americano. O camisa 16 conheceu a equipe no ano de 2013 por meio das redes sociais do atleta Marlon Limana, que gerenciava uma academia em São Vicente do Sul – cidade onde o “reserva” morava.

Na mesma época, passou a acompanhar a NFL (liga profissional dos Estados Unidos) junto de um amigo. O jogador conta que, depois de certo tempo conhecendo a modalidade, a vontade de praticar aumentou. “Para brincar, murchamos uma bola de futebol ‘normal’ e passamos fita isolante pra ficar no formato de uma bola oval, de futebol americano”, revelou Cogo.

Em 2016, se inscreveu para o processo seletivo do Soldiers mas, em função da idade, não pôde participar. No mês de outubro da temporada seguinte, com 16 anos, participou da seleção e foi aprovado no elenco de desenvolvimento do “Exército” santa-mariense. Durante 2018 e metade de 2019, o camisa 16 ia de São Vicente do Sul à Santa Maria para auxiliar o esquadrão principal em treinos e jogos, como também aprender.

Segundo o jovem quarterback, Douglas (camisa 15) é seu ídolo (Karin Mendes/Divulgação)

Entretanto, não era fácil conseguir caronas para retornar à sua cidade e precisou adiar seu desejo de jogar pelos Soldados. Em 2022, ano em que os campeonatos de futebol americano voltaram a ser realizados no Brasil, o jogador – agora estudante de Educação Física na UFSM e residente de Santa Maria – reingressou no time e, a convite do próprio Rodrigues, direto no elenco principal.

A oportunidade de vingar sua própria história

Além da classificação para a grande final do Gauchão deste ano, a vitória no confronto foi importante para Cogo por outro motivo: um dia depois, “comemoraria” um ano de sua estreia oficial pelo Soldiers – quando, de brinde, quebrou seu braço logo na primeira jogada e precisou ficar afastado até o fim da temporada.

Com isso em mente e precisando substituir o quarterback histórico de Santa Maria, o camisa 16 comenta que ficou nervoso pois, afinal, Rodrigues é seu ídolo. Também, confessa que sentiu, ao redor, os olhares de seus colegas com o aviso: “agora a responsabilidade é tua”.

No fim, liderou o “Exército” à decisão do título com êxito e destaque dentro de campo, mostrando à comunidade do futebol americano no Brasil que o Santa Maria Soldiers tem uma base para seguir com a hegemonia no Rio Grande do Sul nas próximas temporadas. Se, para muitos, Cogo é o futuro do time do Coração do Rio Grande, para outros, já é o presente – ao lado de Douglas Rodrigues.

Clássico Gaúcho mais uma vez

Para pensar no futuro, antes os Soldados devem encarar seus desafios atuais. Com a vitória em cima do Canoas Bulls, por 34 a 20, também no dia 30 de abril, o Porto Alegre Pumpkins garantiu a última vaga para o décimo terceiro Gaúcho Bowl e irá enfrentar os santa-marienses no Estádio dos Eucaliptos, no dia 28 de maio, às 14h30min.

O tradicional duelo estadual será transmitido pela Rádio Imembuí 101.9, com imagens nas redes sociais. Informações sobre vendas de ingressos serão divulgadas em breve pelos times que decidem o título e pela Federação Gaúcha de Futebol Americano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo