Escola de Desenvolvimento Social – por Roberto Fantinel
Para “melhorar a entrega de políticas públicas e torná-las mais efetivas”
Vivemos em uma sociedade complexa e em constante mudança, na qual os desafios sociais são cada vez mais evidentes. Diante desse cenário, a implementação de uma Escola de Desenvolvimento Social se tornou crucial para enfrentar desafios e promover mudanças positivas na nossa sociedade.
Em decreto publicado no Diário Oficial desta semana, o governador Eduardo Leite autorizou a criação da Escola de Desenvolvimento Social. É a primeira vez que o Rio Grande do Sul terá um espaço educacional para capacitar funcionários da Secretaria de Assistência Social e demais servidores públicos da administração pública estadual direta e indireta, nas áreas que tenham relação com a atividade de promoção ou de desenvolvimento social.
O público-alvo inclui também conselheiros de políticas públicas, servidores públicos municipais e organizações sociais que buscam qualificação para lidar com questões sociais, promover a inclusão, estimular o engajamento cívico e desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas sociais.
Como secretário de Assistência Social, entendo que uma das principais razões pelas quais vibramos a “chegada” de uma Escola de Desenvolvimento Social aqui no Estado, tem a ver com a importância do seu papel no combate às desigualdades sociais, agravadas em decorrência da pandemia.
Essas escolas fornecem aos alunos uma compreensão profunda dos problemas sociais, como pobreza, dificuldades, acesso limitado à educação e falta de oportunidades, e os capacitavam para enfrentar esses desafios de forma efetiva. Ao promover a nossa conscientização sobre essas questões, a escola ajuda a criar uma sociedade mais justa e igualitária. O que precisamos para avançar.
Além disso, outro aspecto importante é o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas sociais comuns. A Escola irá melhorar a entrega das políticas públicas de assistência e torná-las mais efetivas. A Escola de Desenvolvimento Social tem como base a Política Nacional de Educação Permanente para o Sistema Único da Assistência Social.
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Mais dinheiro publico jogado no ralo para bobagens marketeiras.