CIDADE. Revitalização da Praça Saldanha Marinho tem início com preparação para retirada do piso
Obra que é realizada por uma equipe da Construtora Jobim

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada na última segunda-feira (5). A colocação de tapumes próximo à Rua Venâncio Aires já sinalizam os serviços em andamento com a preparação do espaço para a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, acompanha a obra que é realizada por uma equipe da Construtora Jobim.
Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos. A atividade corrigiu possíveis infiltrações existentes junto à galeria.
Reforma
A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
Falta de realizações é tão grande que daqui a pouco a noticia vai ser ‘Construtora Jobim trocou 10 lajotas na revitalização da Saldanha Marinho’.