Por Pedro Pereira
Na quinta-feira (8), a equipe feminina da UFSM Futsal participou de um mini-torneio organizado pela Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), ao lado dos elencos da Faculdade Sogipa e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O time de Santa Maria ficou com a medalha de bronze e o título foi conquistado pelas mandantes.
O 1º Troféu Carlos Barbosa de Futsal Feminino, como foi chamado o certame, aconteceu em duas rodadas: semifinais e decisão do título e de 3º lugar. Na primeira partida, a UFSM Futsal enfrentou o esquadrão da Sogipa e foi derrotado por 8 a 1. A ACBF ganhou da UFRGS na outra chave, por 11 a 0.
Em disputa pelo bronze, as santa-marienses venceram a UFRGS pelo placar de 4 a 2 e, para levantar o troféu, a Laranja Mecânica derrotou a Sogipa por 2 a 1. O treinador das gurias da Federal do Coração do Rio Grande, Igor Barbosa, definiu o dia de jogos no “Templo do Futsal”, como é conhecido do Ginásio da ACBF, como mágico, afinal, estavam na casa do “2º maior clube de futsal do mundo” – palavras do próprio técnico sobre o time masculino tricampeão mundial.
Barbosa classificou a equipe feminina de Carlos Barbosa como uma das três melhores do Estado, ao lado da Celemaster, de Uruguaiana, e do Malgi, de Pelotas – rival da UFSM na decisão da Série Prata. Participar do torneio serviu para as jogadoras e integrantes da comissão técnica do elenco de Santa Maria adquirirem experiência e treinaram para a grande final. “Nos ajudou a nos prepararmos, o nível foi muito alto”.
O comandante entende que a UFSM Futsal precisa “sair da zona de conforto”, se quiser seguir melhorando seu desempenho. “Se a gente ficar só na cidade de Santa Maria e região, não vamos conseguir evoluir para chegarmos em um padrão de excelência. É importante que nós estejamos cada vez mais acostumados em jogar partidas grandes”, declarou Barbosa.
O resto da temporada
No último sábado (3), as gurias da Federal terminaram os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) na última colocação e, dessa forma, não irão disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem em outubro. Entretanto, no domingo (4), adicionaram mais uma competição em seu calendário: o Campeonato Gaúcho – Série Ouro, já de 2023.
De forma inédita, o time feminino da UFSM Futsal está na primeira divisão do Rio Grande do Sul, assim como na grande final da Série Prata. A decisão acontece contra as pelotenses do Malgi, em dois jogos: no dia 18 de junho, às 15h, em Santa Maria; e no dia 2 de julho, também às 15h, em Pelotas. Mais informações sobre vendas de ingresso, locais oficiais e transmissão dos confrontos serão divulgadas em breve.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.