LUNETA ELETRÔNICA. Consumo de álcool nas ruas, Balada Segura, e-mails da Feicoop e respiro na soja
Aperto na fiscalização contra consumo de álcool nas ruas e no trânsito de SM
Por Paulo André Dutra
* No primeiro final de semana de fiscalização com multa da lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em via pública, quatro notificações foram geradas.
* Três autos de infração por consumo de álcool na rua entre meia-noite e 7 horas e um estabelecimento não tinha informações sobre a lei exposta no local.
* A multa é de 50 unidades fiscais municipais (equivalente a R$ 217,63).
* A operação concentrou-se em Camobi na madrugada de domingo (18), com coordenação da superintendência de Fiscalização, da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld)
* Sancionada em dezembro, a lei passou a valer em fevereiro deste ano, com um período de 120 dias de fiscalização educativa. Mais AQUI.
* Fiscalização também contra a combinação de álcool e direção entre o fim da noite de sábado e a madrugada de domingo, desta vez na Operação Balada Segura.
* 140 veículos foram abordados em dois pontos: Avenida Hélvio Basso e Rua Serafim Valandro. Do total, 20 veículos acabaram autuados.
* Sete motoristas se negaram a realizar o teste do etilômetro e dois foram flagrados acima dos níveis permitidos.
* Os demais, por diferentes tipos de irregularidades nos veículos e CNH. Dois veículos foram recolhidos, segundo divulgação da Prefeitura.
* A Balada Segura deste final de semana foi realizada com a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.
* Em menos de um mês Santa Maria vai sediar a 29ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da Economia Solidária, que ocorre de 7 a 9 de julho, no Centro de Referências em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
* Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul são a origem dos mais de 500 empreendimentos inscritos, segundo a organização.
* A organização reforça que os inscritos verifiquem os e-mails, canal utilizado para contato oficial. Quem se inscreveu virtualmente recebeu automaticamente cópia das respostas do Google Forms.
* Atenção às páginas de Instagram do Feirão Colonial (@ofeiraocolonial) e do Facebook da Feicoop, reforça a Feicoop. Confira o original AQUI.
* Sobre a montagem do espaço para o feirante, poderá ser feito a partir do dia 6 de julho (no turno da tarde, um dia antes do evento).
* Parou de cair o preço da soja. A preocupação com o clima da safra americana fez a Bolsa de Chicago (balizadora dos preços no mercado internacional) reagir fortemente na última semana.
* Como reflexo, as principais cooperativas da região registraram aumentos graduais nos últimos dias. O preço pago ao produtor gira em torno dos 125 reais.
* Na virada do mês, o preço bateu em 120 reais, o menor desde agosto de 2020. Há um ano era de 183 reais.
* O excesso de oferta no mercado brasileiro ainda limita uma alta mais acentuada. No resto do país, há uma supersafra sendo comercializada.
* Na terça-feira (20) a USDA (Departamento de Agricultura americano) apresenta novo levantamento do estado das lavouras, o que pode sacudir novamente o mercado.
Soja um pouco menos do que 125 reais. Mesmo assim, 5 reais em 120, considerando a diferença para 180, leva a questão: de onde saiu o ‘[…] reagir fortemente na última semana’. Cotação de Chicago preve queda até novembro.