Por Pedro Pereira / com informações de Tatiane Paumann (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
No dia 19 de julho, quarta-feira, será realizada a “Corrida Santos Dumont” em Santa Maria, rústica que tem como objetivo celebrar os 150 anos do nascimento do Pai da Aviação. Interessados em participar precisam pagar uma taxa de R$ 25 e se inscrever pelo formulário – basta selecionar a categoria “corrida de rua” e confirmar o evento.
A atividade acontece no interior da Base Aérea de Santa Maria (BASM), os percursos têm distâncias de 5 a 10 quilômetros e o evento visa a participação de tanto competidores profissionais quanto amadores. Os três homens e as três mulheres melhores colocados receberão medalhas e troféus.
A retirada da numeração dos inscritos será feita no dia e no local da corrida, a partir das 13h30min. Já a concentração dos corredores antes do início da corrida será realizada na Avenida do Comando da Base Aérea, onde também será a largada, às 15h. Para mais informações, clique aqui.
Pai da aviação no Brasil. O 14 Bis voou no final de 1906. Quem ver as fotos (e até o filme) vai notar que ele decola ‘de marcha ré’. Os irmãos Wright teriam voado em dezembro de 1903 e receberam a patente em maio de 1906. O que não tem a menor importancia. Frank Whittle, considerado inventor do motor a jato, depositou a primeira patente em janeiro de 1930. Tinha 22 anos. Britanicos não deram muita bola, mas os alemães deram. O que na epoca não foi boa coisa. No final da 2ª Guerra Mundial o motor a jato era já realidade. Brasil não tem industria e nem capacidade para reproduzir o que era tecnologia naquela epoca (onde nem compador existia). Nome disto é ‘atraso’.