CÂMARA. Valdir Oliveira propõe lei para garantir atendimento preferencial a portadores de diabetes
Benefício proposto por vereador petista tem seu foco nos serviços de saúde
Por Maiquel Rosauro
O vereador Valdir Oliveira (PT) protocolou um projeto de lei que busca garantir atendimento preferencial aos portadores de diabetes e suas variantes em Santa Maria. A proposta determina que o benefício ocorrerá durante a realização de exames ou na utilização de outros serviços de saúde em caráter de jejum total ou parcial.
Na prática, o atendimento será equiparado ao de idosos, portadores de deficiências, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. A identificação do beneficiário ocorrerá mediante apresentação de laudos, atestados médicos, exames, entre outros.
Na Justificativa da proposta, Valdir aponta que pessoas com a doença possuem maior propensão a desenvolver quadros de hipoglicemia durante longos períodos em jejum, o que pode se manifestar durante a espera em filas de hospitais, clínicas e postos de saúde.
“A espera excessiva nos atendimentos laboratoriais e estabelecimentos de saúde pode ser muito danosa, já que o jejum prolongado e a ação da insulina são as principais causas da diminuição do açúcar no sangue. Com isso, a hipoglicemia pode causar efeitos, como mal estar, visão turva, fome intensa, taquicardia, alteração do nível de consciência e convulsões”, justifica Valdir.
Segundo o projeto, caberá aos estabelecimentos a responsabilidade de identificar o paciente portador de diabetes e oferecer o atendimento preferencial.
Para se tornar lei, a matéria precisa ser aprovada em Plenário pelos vereadores e sancionada pelo prefeito.
Já que os problemas mais prementes não podem ser enfrentados parte-se para medidas de fiscalização duvidosa e implementação mais ainda. Vem ai lei para beneficiar os hipertensos. Politicos fazendo leis para triagem em postos de saúde.