DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Como a UFSM está a receber os cerca de 1,5 mil calouros que ingressam agora em agosto

Instituição federal realiza a recepção aos novos alunos no Campus de Camobi

Por Gabriela Leandro, Milene Eichelberger e Pedro Pereira / Da Agência de Notícias da UFSM

Marcelo Righi está animado para o início das aulas (Foto Gabriel Escobar/Divulgação)

A UFSM está começando nesta segunda-feira (7), o segundo semestre letivo de 2023. Como forma de celebrar o início da jornada acadêmica, a reitoria e os centros de ensino prepararam diferentes ações para receber os estudantes. Entre as atividades previstas ao longo da semana estão: apresentação dos cursos, rodas de conversa, bate-papo com egressos, entre outros.

Boas-vindas aos calouros

No Centro de Tecnologia (CT) as atividades começaram cedo. Desde às 7 horas da manhã, voluntários estavam disponíveis para possíveis dúvidas dos calouros. Às 8h e 30 min, aconteceu, no hall do prédio 7, a fala institucional da Direção e Coordenações de curso, momento de apresentação da equipe aos novos estudantes.

A recepção contou com um café e integração entre os presentes. Os estudantes relataram expectativas altas em relação ao início das aulas, como é o caso do Leonardo Tallanor, calouro de Sistema da Informação, “eu tô bem ansioso e empolgado pelo o que está por vir e em participar dos projetos que a UFSM oferece” diz. Ele conta, ainda, que escolheu o curso de Sistema da Informação pela afinidade que tem com a programação e pelo apoio de seus familiares que já conhecem a área.

Vindo de Itapetininga, interior de São Paulo, a caloura Maria Eduarda Haedar, assim como Leonardo, está empolgada com o início do semestre, e espera, ansiosa, por conhecer os professores, colegas e saber como serão as aulas. Ela escolheu a UFSM pelo renome que possui e optou por cursar Engenharia da Computação pois tem interesse em usar seus conhecimentos em outras áreas.

A caloura tem altas expectativas em relação à Universidade, principalmente no processo de profissionalização: “espero que a UFSM me proporcione um bom preparo profissional, que me deixe bem para o mercado de trabalho”, diz.

Sobre a recepção, o calouro de Engenharia civil, Marcelo Gonçalves Righi, diz estar se sentindo muito feliz e acolhido com o primeiro dia de aula: “a recepção aqui da UFSM é muito boa, o pessoal é muito acolhedor com os bixos”, relata. O estudante quer participar de projetos e vai buscar conhecer mais sobre o tema ao longo dos próximos dias. 

Boas vindas aos estudantes do Centro de Ciências Rurais foi no auditório Flávio Miguel Schneider (Foto Ana Alícia Flores/Divulgação)

A vice-diretora do Centro, Tatiana Cureau Cervo, evidencia o fato de que os técnicos, docentes e voluntários estão sempre a disposição dos estudantes para qualquer tipo de apoio, e fala sobre a estrutura do CT em relação a recepção dos estudantes: “somos bem estruturado para receber todos os alunos, o nosso setor de apoio pedagógico instrui sobre como fazer a carteirinha do RU, como acessar a biblioteca e diversos outros serviços da Instituição”, comenta.

No Centro das Ciências Rurais (CCR), uma bancada com a Direção e com os Coordenadores dos cursos integrados à unidade foi montada no Auditório Flávio Miguel Schneider (prédio 42), pela manhã desta segunda-feira, com o objetivo de dar as boas-vindas aos novos estudantes.

Na fala de cada representante, foi enfatizada a qualidade da Instituição e o quanto usufruir do que a Universidade “tem para dar” agrega na vida dos estudantes. “UFSM é um nome pesado e, a partir de hoje, vocês estão carregando esse nome com vocês”, destacou Gerson Guarez Garcia, professor e coordenador do Curso de Zootecnia.
Ao redor dos prédios, estavam presentes o DTG Noel Guarany, a empresa júnior TechVet Jr. e diferentes grupos da área das Ciências Rurais para tirar dúvidas dos novos alunos. Lucas da Silva, nascido em Roque Gonzales, é presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia Florestal e acredita que o início do semestre letivo é muito importante para os “recém-chegados” à UFSM. “É um momento de acolhida e também de dar algumas orientações e mostrar para esse pessoal que está ingressando as oportunidades que a Universidade oferece e também o quão vasto e grande são as áreas de atuação dos cursos”.

Vitor Benites, bixo do Curso de Agronomia, fala que estudar na UFSM não foi uma escolha difícil. “Sempre me falaram muito bem da Universidade em relação à área das Ciências Agrárias, sendo uma das melhores do Brasil. Além de ser um sonho meu, é também dos meus pais que conseguiram me mudar para cá. Para nós, não tinha outra opção de universidade a não ser a UFSM”.

O estudante também conta que o investimento da instituição na Pesquisa foi um dos fatores que chamou sua atenção – vale destacar que a UFSM foi a única universidade brasileira que manteve produtividade acadêmica em ano de queda na pesquisa científica no país.

Natieli Schutz, formada no Curso Técnico em Zootecnia do Colégio Politécnico, retorna à Universidade no segundo semestre de 2023 para cursar Agronomia. Ansiosa para iniciar as atividades práticas e começar os estudos, a aluna acredita que os momentos que terá na UFSM serão bastante proveitosos. “Além de ser aqui, pertinho da minha casa, é uma das melhores.

 A expectativa é de que vai ser um pouquinho ‘puxado’, mas tranquilo. Vai ser bem divertido”, contou Natieli, nascida em Toropi – município localizado a uma hora de Santa Maria -, que afirma estar “realizando um sonho…”

PARA A ÍNTEGRA, CONFERIR MAIS DEPOIMENTOS E VÁRIAS OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo