Política

SERÁ? Dilma estaria pensando em ampliar mudanças no ministério. Palocci e Nascimento seriam só os primeiros

Pode ser que sim. Pode ser que não. Desconfio muito de informações dando conta de afastamento da presidente Dilma Rousseff do seu antecessor e padrinho, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela precisa dele. E ele gosta dela – o que não quer dizer concordar com tudo, o que vale tanto para um quanto para a outra.

Dito isto, é provável (mas não é certo) que algumas outras mudanças ocorram no ministério. Nem tão já, no entanto, como fazem supor reportagens como a publicada hoje pelo portal iG. Que, no entanto… Bem, confira você mesmo o material assinado por Ricardo Galhardo. A seguir:

Pouco a pouco, Dilma reduz cota de Lula na Esplanada

… As denúncias de tráfico de influência, corrupção e enriquecimento ilícito que derrubaram os ministros Alfredo Nascimento (Transportes) e Antonio Palocci (Casa Civil) diminuíram a cota atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo Dilma Rousseff.

Dos 37 assessores diretos nomeados por Dilma no dia 1º de janeiro, 11 eram remanescentes do governo Lula. Nem todos foram indicados pelo ex-presidente. É o caso de Nascimento, pedido pelo PR. Mas o número de remanescentes caiu para nove e, segundo pessoas próximas à presidenta, pode diminuir ainda mais.

Nascimento e Palocci são os responsáveis até agora pelas maiores crises do governo, mas Nelson Jobim (Defesa) chegou a ser chamado ao Palácio do Planalto para explicar declarações de teor explosivo. Durante homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na semana passada, o ministro citou repetidamente os “idiotas” que teriam ganhado espaço depois da saída do tucano.

Jobim se justificou dizendo que se referia a “alguns jornalistas” mas a desculpa não colou entre assessores da presidenta, que interpretaram as declarações do ministro como críticas ao estilo da própria Dilma. Jobim foi praticamente uma imposição de Lula.

Outro ministro que está na berlinda é Orlando Silva (Esportes). Uma das primeiras atitudes de Dilma na Presidência foi cobrar do ministro um plano de ações que evite um vexame na Copa do Mundo de 2014. A presidenta teria ficado assustada com o atraso no cronograma das obras e teve que ser convencida a manter Silva no posto. Além disso o PC do B, partido do ministro, está em processo de afastamento do PT…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo