LUNETA ELETRÔNICA. Escola na Nova Santa Marta, diabetes e TCE e transparência das obras públicas
E ainda: Primavera dos Museus e a equipe de Santa Maria no Vale do Taquari
Por Paulo André Dutra
* Começou a funcionar nesta segunda-feira (18) a EMEI Professora Gianna Grassi Didonet, na Nova Santa Marta. Cerca de 75 alunos foram recepcionados com seus familiares pela equipe.
* Após a contratação de todos os funcionários da EMEI, a instituição de ensino poderá atender até 160 crianças. O quadro de professores não está completo.
* Há também vagas para estagiários de curso superior (Pedagogia e Educação Especial). Informações diretamente na escola.
* Nesta primeira semana, além da recepção de alunos e familiares, a equipe da escola também faz matrículas dos estudantes. Informações sobre inscrição e matrícula estão disponíveis no site da Prefeitura.
* Acompanhar obras públicas poderá ficar mais fácil com uma nova ferramenta a ser lançada pelo Tribunal de Contas do Estado: o Licitacon Obras.
* Promete ser um aprimoramento do controle e transparência enquanto as obras estão em andamento, além de ampliar a efetividade das auditorias do tribunal.
* “O sistema disponibiliza informações detalhadas, incluindo um mapa georreferenciado com fotos, permitindo que os cidadãos acompanhem online o progresso das obras em execução”, informa Clauber Bridi, auditor do TCE/RS.
* O Licitacom Obras será lançado em 28 de setembro.
* Audiência pública no dia 27 de setembro vai debater na Câmara de Vereadores o atendimento na rede pública de saúde de pacientes com diabete tipo 1. Será às 18 horas no plenário.
* Os usuários reivindicam o fornecimento do FreeStyle Libre, equipamento de monitoramento da glicemia em que não há necessidade de picar a ponta dos dedos diariamente.
* A lanceta fornecida pelo SUS para esta finalidade é do mesmo tamanho para crianças e adultos. Para os pequenos, trata-se de um procedimento especialmente dolorido.
* A proposição é do vereador Valdir Oliveira (PT). Recentemente o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) promoveu debate com a mesma finalidade na Assembleia Legislativa.
* O Museu de Arte de Santa Maria participa da 17ª edição da Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Confira AQUI a programação que vai até o dia 24.
* Entre as atividades planejadas, destaca-se a exposição coletiva “Poéticas da Diversidade” que reúne obras de artistas LGTBQIA+ e uma mesa redonda sobre o tema.
* Um marco importante desta edição é a formação do primeiro acervo LGBTQIA+ do Museu de Arte de Santa Maria, composto por obras doadas pelos próprios artistas que participam da exposição “Poéticas da Diversidade”.
* Neste último fim de semana, equipe composta por representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Cruz Vermelha Brasileira esteve no Vale do Taquari.
* Entre sexta-feira e domingo, deram apoio às comunidades abaladas pelas enchentes nos municípios de Muçum, Lajeado e Roca Sales.
* O superintendente da Guarda, Santo Cordeiro, explica que a equipe de Santa Maria atuou no levantamento de sinistros, apoio operacional em limpeza, organização e transporte de material, equipamentos, comida e remédios.
FreeStyle Libre dura duas semanas. Para o paisano custa uns 250 pila, para o governo vai sair por uns mil. Tem gente conseguindo via judicial, porém, mais do que obvio, não é assunto para vereador. E, mais do que obvio, orçamento do SUS não é ilimitado, para alguem nao ter que furar o dedo (mais comodidade do que necessidade) alguém vai ficar sem alguma coisa.
‘[…] permitindo que os cidadãos acompanhem online o progresso das obras em execução […]’. Ninguém faz isto.