DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Prefeitos e prefeituráveis, Outubro Rosa, chuva e as emergências climáticas

Mais: telerreabilitação pós-Covid na UFSM e o Programa Emprega Santa Maria

Luta por um campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria une lados opostos da política local (Foto Divulgação)

Por Paulo André Dutra

* Encontro no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom na manhã desta quarta-feira (27) reuniu o chefe do Executivo, o vice Rodrigo Decimo, o deputado Valdeci Oliveira e o assessor do deputado e ex-vereador Luciano Zanini Guerra.

* Curiosamente, dois candidatos na última eleição (Pozzobom e Guerra) e dois prováveis candidatos no próximo pleito (Valdeci e Decimo).

* O assunto não foi a eleição, mas a articulação pela instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria.

Não deu conta o reparo na André Marques após o temporal anterior. Trecho entre Andradas e Silva Jardim foi bloqueado durante o dia e segue em meia pista até a conclusão (Foto João Alves/Prefeitura)

* Para a chuvarada e as equipes da Secretaria de Infraestrutura voltam a dar conta das demandas nas ruas e estradas. Novamente, o trabalho acumulou.

* Limpeza de bueiros, instalação de tampas em caixas de contenção e limpeza de áreas verdes e meios-fios se espalham pela cidade. No interior, a recuperação das estradas acontece em Santo Antão, Santa Flora e Boca do Monte.

* Casa arrombada, trancas à porta. É o que lembra o anúncio nesta quarta-feira pelo BRDE de um seminário regional para discutir emergências climáticas.

* Ainda sem data (mas provavelmente em novembro), pretende indicar medidas para prevenir e enfrentar os efeitos dos desastres naturais cada vez mais frequentes no Estado. O evento reunirá setor público, academia, entidades privadas e especialistas no tema.

Aberto, o Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) funciona no mesmo local do posto do Cadastro Único, ex-sede da pasta de Desenvolvimento Social (Foto João Alves/Prefeitura)

* Dois atos em um na manhã desta terça-feira (27): a inauguração do Centro em Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) e a sanção da lei municipal que cria o Programa Emprega Santa Maria.

* O programa tem como objetivo a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade econômica e social no mercado de trabalho e do empreendedorismo, com geração de renda e autonomia familiar e individual.

* Pretende articular junto ao setor produtivo a inserção no mercado de trabalho. Os públicos-alvo do programa são pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e em situação de desemprego.

* Espaço onde o programa será desenvolvido, o CRIP (Rua General Neto, 504) foi preparado para receber cursos e capacitações dos programas desenvolvidos.

* Em apoio à campanha do Outubro Rosa, o IPE Saúde anunciou que irá isentar a cobrança de coparticipação em exames de mamografia para os usuários de 40 a 75 anos, em toda a rede credenciada.

* A isenção da coparticipação será válida durante todo o mês de outubro. Os exames poderão ser agendados diretamente nas clínicas e hospitais credenciados ao IPE Saúde com apresentação de requisição de médico credenciado.

* Pessoas com sintomas persistentes de cansaço pós-Covid, problema que afetou (e ainda afeta) a muitos, poderão participar de um estudo da UFSM.

* Gratuito, o projeto ofertará telerreabilitação aos voluntários através de intervenção de exercícios físicos a distância visando à melhora dos sintomas. Critério para participação e demais informações AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo