LUNETA ELETRÔNICA. Sábado de Sorria Santa Maria, preço e plantio de arroz e o piso da enfermagem
Geoparques em evento de professores técnicos agrícolas em Restinga Seca
Por Paulo André Dutra
* Semana curta em praticamente todos os serviços públicos. Repartições federais, estaduais e municipais tem ponto facultativo na sexta-feira (3) pós feriado de Finados.
* Na Assembleia Legislativa, uma das poucas agendas relevantes da semana é a audiência pública sobre o piso nacional da enfermagem.
* Proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT), será na quarta-feira (1º) às 10h30min, em formato híbrido. Devem participar entidades de todo o Estado, dos setores público e privado.
* 48 pacientes foram atendidos neste sábado (28) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) durante a sétima edição do Sorria Santa Maria. A equipe realizou 136 procedimentos e oito encaminhamentos para especialidades.
* Os números poderiam ser maiores: 62 consultas estavam marcadas, mas 14 pacientes não compareceram.
* Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana.
* Para ser atendido, é necessário agendar diretamente no CEO (Avenida Borges de Medeiros, 804). A próxima edição será em 25 de novembro.
* “Um geoparque não pode só contar a história da terra, da geologia, ele também precisa contar a história de todas as pessoas que já viveram e moram nesse território, suas culturas, além do patrimônio natural em si”.
* Quem afirma é a vice-diretora do Geoparque Quarta Colônia, Michele Vestena, no 38º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola no Recanto Maestro, em Restinga Sêca.
* Ela participou do painel “Os três Geoparques do RS e sua importância estratégica para o Estado” no evento promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea).
* Também participaram desta mesa a chefe da Subdivisão de geoparques da UFSM, Patrícia de Freitas Ferreira, e a técnica em Assuntos Educacionais na subdivisão de geoparques da UFSM, Giseli Duarte Bastos, que falaram também sobre o Geoparque Caçapava do Sul.
* Desde o início do mês de outubro, o preço pago ao produtor pela saca de arroz chegou aos R$ 100 nas principais cooperativas da região. E não se mexeu mais.
* A última vez que o mercado chegou a esse patamar foi em setembro de 2020, no auge dos efeitos da pandemia.
* Segundo o indicador CEPEA/Irga, os compradores estão ativos no mercado, mas os produtores estão mais preocupados na outra ponta do processo: plantar.
* Isto por que o período de semeadura tem sido fortemente afetado pela chuva contínua e as enchentes nas áreas de várzea. A região central do Irga semeou apenas 13,79% da área prevista, enquanto a média do Estado é de 45%.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.