LUNETA ELETRÔNICA. Saldo positivo de empregos na cidade, obras na região norte e o plantio da soja
Luto oficial no Estado pela morte de ex-vice-governador Cláudio Strassburger
Por Paulo André Dutra
* Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o saldo de empregos em Santa Maria entre janeiro e setembro de 2023 é positivo em 669 vagas. São 23.303 admissões frente a 22.634 desligamentos no período.
* Setembro, o último mês disponível no sistema, ficou positivo em 72 carteiras assinadas. Já em agosto, o sinal foi contrário: 105 demissões a mais.
* No total, o estoque (total de pessoas com carteira assinada) ficou em 60.595.
* O setor de serviços emprega mais da metade deste número: 32.526 pessoas. Em seguida vem o comércio (17.272 vínculos), indústria (7.026), construção (3.209) e agropecuária (532).
* 75% da obra da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter está concluída, informa a Prefeitura.
* No trecho entre Rua Ernesto Beck e Arroio Cadena, próximo à Rua José Barin, a construtora executa passeio público e meios-fios. A ponte na José Barin teve as cabeceiras concretadas.
* Próximo à Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, segue em andamento a construção da ponte que vai ligar a Rua Coronel Ernesto Beck a um acesso secundário ao Colégio Militar, no Bairro Passo D’Areia. Investimento: R$ 1,3 milhão.
* Será mais uma vez desafiadora a safra de soja, indica a Emater em seu Informativo Conjuntural da semana.
* Mas, ao contrário da safra anterior, agora é o excesso de chuvas que deverá aumentar custos e colocar a prova os conhecimentos técnicos dos produtores no manejo.
* A intenção de plantio dos 35 municípios da regional Santa Maria para a safra 2023/2024 continua acima do milhão de hectares: 1.063.422 ha. São 49 mil hectares a mais do que a safra anterior.
* Lentamente, a semeadura da soja avança. Com menos chuva na semana passada, as máquinas puderam entrar nas lavouras em muitos municípios da região. Com isso, área plantada alcançou 7% do previsto. No Estado, apenas 3%.
* O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Estado pela morte do ex-vice-governador Cláudio Ênio Strassburger. Ele faleceu nesta quarta-feira (1) em Novo Hamburgo, aos 95 anos.
* Strassburger foi deputado federal e secretário estadual da Indústria e Comércio. Em 1982, venceu a eleição para o governo do Estado como vice na chapa de Jair Soares, pelo antigo PDS, partido ao qual presidiu no Rio Grande do Sul.
* Como empresário, fundou em 1968, em Campo Bom, a Strassrburger S/A Indústria e Comércio, do setor calçadista.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.