Por Andreina Possan (com artes de Daniel Michelon De Carli) / Da Agência de Notícias da UFSM
O edital do Vestibular 2024 da UFSM foi divulgado este mês. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até o dia 22 de dezembro e são ofertadas 1832 vagas para ingresso em 2024. A partir das mudanças na Lei de Cotas, sancionadas pelo Governo Federal em novembro de 2023, houve alteração nas políticas de ingresso.
Entenda o que mudou:
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ufsm-vestibular-tabela-1.jpg)
Além disso, o novo texto também inclui, além do Ministério da Educação, outros ministérios responsáveis pelo acompanhamento da política de cotas. São eles: Povos Indígenas; Direitos Humanos e da Cidadania; e Igualdade Racial. A lei deverá ser monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos, com elaboração e divulgação de relatórios.
Processo de Inscrição do Vestibular UFSM
O Vestibular UFSM 2024 será composto por uma prova de redação e 3 (três) provas com 40 questões cada – totalizando 120 questões -, realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, nas cidades de Cachoeira do Sul/RS; Curitiba/PR; Florianópolis/SC; Frederico Westphalen/RS; Palmeira das Missões/RS e Santa Maria/RS.
São ofertadas 1832 vagas para ingresso em 2024, divididas entre os campi de Cachoeira do Sul/RS, Frederico Westphalen/RS, Palmeira das Missões/RS e Santa Maria/RS.
A inscrição pode ser realizada somente via internet, por meio da página do Processo Seletivo Vestibular UFSM, através do Painel do Candidato, e estará disponível do dia 01 ao dia 22 de dezembro. Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir cadastro no sistema de login único do Governo Federal (gov.br).
Escolha das Cotas
Durante o processo de inscrição, o candidato poderá escolher entre 8 tipos diferentes de cotas, sem contar a ampla concorrência. Há também a opção das vagas suplementares, para candidatos medalhistas em competições de conhecimento e candidatos com 60 anos ou mais. O estudante deve analisar todas as cotas disponíveis, verificar se está enquadrado em uma delas e se possui a documentação necessária para comprová-la. No caso de adequação a mais de uma cota, deve-se optar por apenas uma delas. Se não se enquadrar em nenhuma, deve optar pela ampla concorrência.
Para se inscrever em qualquer uma das oito cotas disponíveis, é obrigatório que o candidato tenha cursado o ensino médio integralmente em escola pública. Finalizado o período de inscrição, não é possível trocar a opção de Cota, Ampla Concorrência ou vagas suplementares.
Confira a seguir as categorias disponíveis no Sistema de Cotas:
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ufsm-vestibular-tabela-2.jpg)
Processo de Isenção
Poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição aqueles candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membro de família de baixa renda. O período para a solicitação da taxa de inscrição é do dia 01 a 15 de dezembro de 2023. As informações completas para solicitar a isenção estão no edital e no Manual do Candidato.
Para solicitar a isenção, o candidato deve 1) acessar a página eletrônica do Processo Seletivo Vestibular UFSM; 2) clicar em Painel do Candidato e selecionar a opção “Processo Seletivo Vestibular UFSM 2024”; 3) Fazer login no Portal Gov.br para iniciar a inscrição (caso não tenha cadastro no Portal, é necessário criar e retornar ao Painel); e 4) preencher os dados indicados na tela.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção com a indicação de deferimento ou indeferimento das solicitações estará disponível na página do Processo Seletivo Vestibular UFSM 2024, no dia 18 de dezembro de 2023.
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ufsm-vestibular-tabela-3.jpg)
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.