TRÂNSITO. Balada Segura abordou mais de 4,3 mil veículos ano passado, com 850 infrações anotadas
Durante operações de 2023, aplicados cerca de 4,1 mil testes do bafômetro
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, faz um trabalho constante junto aos motoristas para orientar e coibir o consumo de bebida alcoólica aliado ao ato de dirigir. Em 2023, durante as Operações Balada Segura, 4.355 veículos foram abordados em barreiras montadas nas principais ruas e avenidas da área urbana, e no total, realizados 4.192 testes de etilômetro. A Balada Segura tem o objetivo principal coibir que os condutores trafeguem após o consumo de bebidas alcoólicas.
No balanço das ações consta também: 163 recusas de testes etilômetro; 25 testes confirmados, sendo três considerados crime de trânsito devido ao alto índice de álcool constatado pelo etilômetro; 850 infrações diversas; e 43 veículos recolhidos.
“Nas abordagens, sempre reforçamos para cada motorista a importância do cuidado e da atenção no trânsito, e o alerta principal: se beber, não dirija. As autuações foram realizadas em função de diversas irregularidades constatadas durante as operações. Seguimos com o diálogo e a orientação para preservar a vida com campanhas de educação no trânsito, alertando sempre os motoristas que devem respeitar a vida e não dirigir após ingerirem bebida alcoólica, pois álcool junto ao volante coloca em risco a própria vida e a de outros motoristas e pedestres”, resume o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.
Novo equipamento
Desde o ano passado, um novo modelo de etilômetro é utilizado pelas equipes da Secretaria nas Operações Balada Segura. O equipamento funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem, agilizando as abordagens. Também chamado de teste passivo, o equipamento permite mais de 30% de aumento na média mensal das abordagens da Balada Segura e proporciona mais comodidade para os motoristas que não ingeriram álcool.
O aparelho funciona da seguinte forma: quando não há vestígios de álcool, o motorista é liberado sem sair do carro, desde que esteja com a documentação em dia. Somente no caso de pré-teste positivo, o motorista é convidado a realizar o teste do etilômetro, aquele em que é preciso soprar na biqueira e que indicará o nível de alcoolemia e as consequências, conforme o grau de embriaguez.
Como a maioria dos abordados tem resultado zero, para facilitar a vida dessas pessoas, a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), adotou a inovação. Se os documentos estiverem certos, a abordagem leva em torno de três minutos. Além de agilizar a abordagem para os agentes, a iniciativa representa mais conforto para os motoristas que não consomem álcool antes de dirigir.
As Operações Balada Segura são realizadas pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) com apoio da Brigada Militar.
Balanço das Operações Balada Segura 2023:
– Veículos abordados: 4.355
– Total de testes etilômetro realizados: 4.192
– Recusas de testes etilômetro: 163
– Testes confirmados: 25 (Observação: sendo três considerados crime de trânsito devido ao alto índice de alcoolemia constatado pelo etilômetro)
– Infrações Diversas: 850
– Veículos recolhidos: 43
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.