DestaqueEstado

LUNETA. Duas obras na cidade, Passo do Verde e a comunicação das concessionárias gaúchas

Lavouras de soja em desenvolvimento e a ferrugem asiática na região central

Por Paulo André Dutra

* A dificuldade de comunicação das concessionárias de serviços públicos com a população gaúcha, evidenciada na crise gerada pelo temporal de terça-feira (16), levou o Governo do Estado a centralizar a divulgação de dados sobre o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia.

* Três boletins diários (8h, 12h e 18h) serão publicados, até o restabelecimento total dos serviços.

* O mais recente, das 18 horas, informa que a RGE Sul ainda tem 144 mil pontos sem energia elétrica na sua área de concessão (4,8% do total de clientes).

* Foi anunciada durante a tarde que o Governador Eduardo Leite teria reunião com a presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho.

* Pauta: fornecimento de energia elétrica no Estado.

* Finalmente, nesta sexta-feira (19), o Balneário do Passo do Verde saiu da lista dos pontos impróprios para banho.

* Segundo o boletim de balneabilidade da Fepam, pela primeira nesta temporada todos os 13 pontos da região monitorados apresentam condições próprias.

* Dos 87 pontos analisados no Estado, 72 estão próprios. O destaque negativo fica para o Litoral Norte, que tem cinco locais impróprios, e Pelotas, com seis.

* Desde setembro, a Prefeitura tenta dar conta de um problema de drenagem na Avenida Dores, perto da rótula de acesso à Alameda Buenos Aires.

* Escavação iniciada em novembro utilizou método não destrutivo para passar a tubulação por baixo da avenida.

* “Estamos trabalhando agora na escavação do terreno ao lado da avenida. Após, será dada a sequência na instalação dos canais para que a água da chuva possa escorrer e desembocar na rede de drenagem que fica próxima à Alameda”, diz o superintendente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Dutra Rocha.

Rompimento da rede subterrânea ameaçou colapsar a pista da Avenida Dores e chegou a prejudicar as fundações de um prédio nas proximidades. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

* Outra obra estrutural iniciou terça-feira (16) na Rua Maria Francisca da Conceição, no Bairro Duque de Caxias, incluindo pavimentação e drenagem pluvial.

* Com investimento total é de R$ 349 mil, tem R$ 320 mil de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta.

* O plantio de soja está tecnicamente encerrado no Estado. Na região, segundo o informativo conjuntural semanal da Emater, é possível observar lavouras em diferentes estágios, desde a fase de emergência até pleno enchimento de grãos.

* Continua a preocupação com a ferrugem asiática. Na atualização do programa Monitora Ferrugem RS, a região de Santa Maria continuou sendo a de maior registro de esporos da doença no Estado no período entre 1 e 7 de janeiro.

* A intenção de plantio para a safra, na região, aponta para 1.063.422 hectares, com expectativa de produtividade média de 3.269 Kg/ha.

A ferrugem asiática é considerada, atualmente, uma das doenças mais destrutivas para a cultura da soja. Imagem Programa Monitora Ferrugem RS / Reprodução

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Reunião de Dudu Milk com Agergs é para ingles ver. Existem contratos em vigor e normas de fornecimento. Nem os(as) causidicos(as) leram os documentos. Negocio é só apelar para o emocional. Como sempre um bando de arigos vai entrar na justiça, vai ficar alguns anos discutindo. Vão adiantar pagamento de causidico(a). No final a indenização podera ou não cobrir os custos e as perdas. Nesta hora algum(a) imbecil vai largar um ‘esta defendendo a concecionaria malvada’. Não brotam equipes de manutenção do chão. Segundo imbecilidade é ‘se fosse estatal não teria problema’. Sim, os serviços publicos eram tão maravilhosos que tiveram que ser privatizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo