DestaqueEsporte

FUTSAL. “O cenário é muito próspero”, fala Jarico sobre a prática do esporte em Santa Maria e região

Veterano treinador do Rio Grande veio à cidade palestrar sobre a modalidade

Técnico Jari da Rocha lembrou momentos de sua história e comentou a realidade do futebol de salão na atualidade (Foto Pedro Pereira)

Por Pedro Pereira

Na noite da sexta-feira (26), o histórico treinador de futebol de salão do Rio Grande do Sul, Jari da Rocha, o Jarico, ministrou uma palestra com o tema “o futsal de ontem e de hoje: considerações teóricas e práticas” no auditório da Antiga Reitoria da UFSM. O evento foi promovido pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e contou com a presença de jornalistas e personalidades do universo salonista gaúcho.

Em sua fala, o técnico de 61 anos, natural de Estrela, lembrou de momentos importantes de sua carreira – que tem mais de três décadas de existência – e evidenciou as diferenças da realidade da modalidade, relacionando o passado e a atualidade. Da mesma forma, apresentou suas opiniões sobre as dificuldades do esporte ser organizado como um “produto” e promoveu o debate acerca das possibilidades de evolução do futsal gaúcho e brasileiro.

Futuro próspero para SM

Em 2023, a UFSM Futsal e o União Independente – que foi fundado em Santa Maria mas, no momento, tem sede em São Sepé – disputaram mais uma edição do Campeonato Gaúcho – Série Ouro, chancelado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão. Contudo, apesar do artilheiro do certame ter sido um “guri da Federal”, as duas equipes deram adeus ao torneio nas quartas de final.

Durante a temporada, Jarico foi coordenador da Yeesco Sercesa, de Carazinho, que venceu o Estadual, ainda que de forma inusitada uma vez que não houve grande final. Nos embates contra as equipes nascidas santa-marienses, foram duas vitórias para o lendário treinador: 9 a 2 diante do esquadrão universitário e 2 a 0 em cima dos sepenses.

Na opinião do veterano, o futuro do futebol de salão da Região Central do Rio Grande do Sul é promissor, caso mudanças na mentalidade sejam feitas e mais recursos sejam obtidos. Ele ainda cita como exemplo o modelo de organização da SER Santiago, ainda que destaque pontos positivos e negativos do trabalho da agremiação.

“Para mim, se esse clube (SER Santiago) montar um time, vai estar na final, com certeza. Porque ele consegue trazer e manter os melhores jogadores. Agora, quando que os caras treinam? Nunca. Só jogam”, relatou o estrelense, que continuou: o cenário [de Santa Maria e região] é muito próspero, mas tem que treinar mais e profissionalizar”.

Jarico volta atrás na aposentadoria e está aberto a propostas (Foto Gilson Piber)

Retorno à beira da quadra

Em abril de 2023, Jarico anunciou sua aposentadoria como treinador pela Sercesa para assumir a função de coordenador do mesmo clube, que passaria a ter uma parceria com a marca de roupas “Yeesco” – a colaboração acabou ao fim da temporada. Porém, recentemente, ele voltou atrás em sua decisão e comunicou: “coloco-me à disposição no mercado como técnico novamente, ansioso para desafios e oportunidades que possam surgir. Estou confiante e mal posso esperar para contribuir com meu conhecimento e paixão pelo esporte em novos contextos”.

Nos mais de 30 anos de carreira como comandante, o estrelense passou por diferentes equipes do Rio Grande do Sul, como Enxuta (Caxias do Sul), Internacional (Porto Alegre), Guarany (Espumoso), América (Tapera) e ACBF (Carlos Barbosa), além do paranaense Pato Branco. Ele também comandou o Napoli, da Itália, o Marfil Santa Coloma, da Espanha, clubes da China e a Seleção Gaúcha.

Os títulos do técnico de futsal: Copa RS (2022), Copa dos Campeões (2023), Série Ouro (1993, 1996, 1998, 2002 e 2008), Taça Brasil (1999 e 2001), Liga Nacional (2001 e 2006), Libertadores (2002), Intercontinental (2001) e Campeonato Brasileiro de Seleções (1997), entre outros. Ao todo, são mais de dez conquistas em três décadas diferentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo