Por Maiquel Rosauro
O Poder Legislativo de Santa Maria realizou, na manhã desta terça-feira (6), a segunda reunião da Comissão Representativa de 2024. Foi o último encontro no Plenário antes da primeira reunião ordinária do ano, que ocorrerá em 20 de fevereiro. A reunião foi marcada, sobretudo, por críticas à RGE, concessionária de energia elétrica, e preocupações com o avanço da dengue na cidade.
Os parlamentares relataram diversos casos em que os santa-marienses ficaram mais de 24 horas sem luz em casa e não tiveram auxílio imediato da concessionária após o temporal de 16 de janeiro.
“Temos que ter uma equipe de plantão aqui na cidade”, reivindicou Admar Pozzobom (PSDB).
O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) informou que a Câmara abrirá uma comissão especial para apurar a atuação da RGE. Os parlamentares também prometem ficar atentos aos desdobramentos de uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que será instalada na Assembleia Legislativa para apurar as sucessivas falhas no fornecimento de energia no Rio Grande do Sul.
Dengue
Em relação à dengue, o vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) afirmou que o Parlamento precisa insistir no alerta sobre os riscos da doença para a comunidade.
“Essa doença é ocasionada por falta de cuidados nossos. Estamos vendo o exemplo do Rio de Janeiro, onde já é uma epidemia e já matou mais de 100 pessoas”, disse Juba.
O tucano fez referência à necessidade de prevenir a proliferação e à circulação do mosquito aedes aegypti, limpando e revisando áreas internas e externas das residências ou apartamentos para eliminar toda água parada dentro de objetos. Essa atitude impede o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida ainda na fase aquática.
Troca troca na presidência
A parceria entre o presidente do Legislativo de Santa Maria, Manoel Badke – Maneco (UB), e seu vice, Pablo Pacheco (PP), está bem afinada neste início de ano. A dupla definiu uma agenda para as próximas duas semanas, com os dias em que cada um estará à frente do Parlamento.
Maneco reassumiu a presidência na manhã desta terça (6) e comandou uma reunião da Mesa Diretora para tratar de encaminhamentos administrativos internos referentes ao andamento da Casa. Ele seguirá à frente do Parlamento até esta quinta-feira (8), quando Pacheco retomará ao posto interinamente.
O progressista seguirá no cargo até o dia 18 de fevereiro. Maneco reassume a presidência no dia 19, véspera da primeira sessão ordinária de 2024.
RGE, sem querer defender a empresa, só tem problemas quando ocorre vendaval. A inoperancia do Casarão da Vale Machado que é permanente, quem fiscaliza?
“Temos que ter uma equipe de plantão aqui na cidade”, reivindicou Admar Pozzobom . E um genio. So uma?