Por Pedro Pereira
Após o elenco profissional do Internacional de Santa Maria conhecer seus adversários e a fórmula da Divisão de Acesso deste ano, chegou a vez da equipe sub-17 do clube. Na quinta-feira passada (8), foi realizado o congresso técnico do Campeonato Gaúcho Série A1 da categoria – primeira divisão estadual -, que contará com a presença dos guris da Baixada, no auditório da sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre.
A competição será disputada em turno único, com dois grupos. Junto do Alvirrubro na fase inicial estão os esquadrões de Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Gramadense (Gramado), Apafut (Caxias do Sul), Sulbrasil (Porto Alegre) e Progresso (Pelotas). Do outro lado estão Internacional, Juventude, Lajeado, São Luiz (Ijuí), Passo Fundo, Panambi, Aimoré (São Leopoldo) e Cruzeiro (Cachoeirinha).
Neste formato, os quatro melhores colocados de cada chave avançam ao mata-mata do Campeonato Gaúcho Série A1 sub-17. Todas as séries desta etapa – quartas de final, semifinais e grande final – serão decididas em dois jogos. As duas equipes com a pior pontuação na tabela de classificação geral serão rebaixados para a Série A2 de 2025.
O representante do Alvirrubro na reunião foi o vice-presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração (APCC) e coordenador da categoria juvenil dos santa-marienses, Marcos Pedroso. O certame inicia em 23 de março e está previsto para finalizar em 15 de junho. O Inter-SM garantiu a vaga na elite após ser declarado campeão da Divisão de Acesso sub-17, em 2023.
Os guris da Baixada se apresentaram para a pré-temporada no dia 30 de janeiro, no Estádio Presidente Vargas. Luis Peres, campeão da Série A2 com o time de Santa Maria na última temporada, seguirá no comando do elenco de base do clube. Em 2024, sete atletas viverão uma “jornada dupla”, treinando tanto com o esquadrão de adolescentes quanto com os jogadores da equipe adulta, que volta às práticas no dia 26 de fevereiro. São eles o goleiro Vitelmo, o zagueiro Eduardo Noal, o lateral-esquerdo Beto, o volante Gabriel Culpo, o meio-campista Pedro Callegaro e os atacantes Otávio Cabelo e Inácio.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.